O abcLAB é uma vertente da abc destinada a elaboração de projetos experimentais. O primeiro lab que fizemos foi uma imersão de um mês com quatro estudantes que discutiram, junto a palestrantes exclusivos e a equipe da abc, os quatro eixos de uma publicação. O resultado do mês de imersão foi a edição 57 da abcDesign.

1ª semana – público

Na primeira semana foi discutido o público. Com duas palestras que levantaram essa questão, mas em eixos antagônicos, uma conduzida por skype com a Gisela Schulzinger (SP), focada em inovação e outra presencialmente, com o Marcelo Castilho (Curitiba), focada em compartilhamento. A partir dessas duas conversas, os participantes discutiram para quem a nova edição da publicação seria feita pensando no impacto que ela geraria no público. Ao final da semana, o grupo apresentou para a equipe da abc os estudos e sugestões levantados pelo público.

114

2ª semana – conteúdo

Ok, já sabemos com quem vamos falar, mas qual será o conteúdo dessa publicação? Para responder a essa pergunta, dois outros palestrantes foram convidados para conversar com os participantes, Carlota Mingolla (SP), especialista em consultoria de conteúdo, via Skype, e Marcos Beccari (Curitiba), filósofo e designer que, presencialmente, conversou sobre relações antropológicas de conteúdo e público. Ao final dessa semana, foi feita outra apresentação para a galera da abc.

3ª semana – formato e distribuição

Agora, temos definido o público e o conteúdo, mas, como iremos entregar a nova edição da publicação? Nessa semana, foram discutidas as experiências que a abc teve ao longo dos 15 anos nos mais diversificados meios, plataformas e formas de distribuição da revista. Para fortalecer essa discussão, contamos com a palestra de Anderson Penha (SP) que falou sobre novos formatos e canais de distribuição.

10

4ª semana – mão na massa, mais ainda!

Na última semana os estudantes participaram das reuniões de pauta que definiram o que entraria na edição 57 da abcDesign. Foram duas reuniões com o conselho editorial que elencaram pautas mais alinhadas a questões sociais e projetos que foram realizados a partir de um propósito. Esse alinhamento resultou nessa edição:

coverabc

Os estudantes que participaram dessa primeira edição foram: Álvaro A. Alves, Marcela Mity Costa, Thais Abicalaf e Thamires Serímaht <3

Idealização e coordenação: Gabriela Giannini (gabriela@abcdesign.com.br)

Compartilhe: