Na semana passada, Milão respirava design. A abcDesign esteve por lá e uma das exposições que chamou a atenção do nosso editor, Ericson Straub, foi a Rio+Design sob a curadoria dos designers Guto Indio da Costa, Zanini de Zanine e Cláudio Magalhães. Lá ele pôde conferir os objetos de mais de 30 estúdios de design carioca, em um espaço de 250mq, no Fuori Saloni, em Zona Tortona.

Segundo a organização responsável pela mostra, a realização foi possível devido a promoção do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Sedeis, em parceria com o Sebrae e patrocínio da Firjan e Guardian.

O principal objetivo da organização em levar a exposição a Milão foi mostrar “mais de trinta produtos já licenciados, que certamente aproximarão nossos designers dos empresários estrangeiros, possibilitando a comercialização de produtos do Rio de Janeiro no cenário internacional”, afirmou Dulce A. P. de Carvalho, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Eyer, um dos diretores de criação que teve sua Linha Combine como parte do acervo da exposição, entende o atual momento do Rio de Janeiro como um ponto positivo para ajudar a cumprir com a proposta da organização. “O Rio, de certa forma, está com a autoestima legal no momento”, disse.

Linha Combine, de Bold_a design company (diretores de criaçao – Leonardo Eyer e Billy Bacon): um set para piquenique realizado com laminado de bambu e uma pasta de fibra de bambu e casca de arroz. Inclui uma sacola que se transforma em sousplat.

 

 

Logo abaixo, você confere alguns dos mais de 30 produtos que fizeram parte da mostra. Olha só!

 

Carreta Boró, do estúdio Baobá, é uma releitura dos carrinhos antigos, com a proposta de fazer um resgate da memória e ser uma brincadeira saudável para levar a criança para a rua, como uma reação ao videogame.

 

Raquete de Frescobol, do Rio 21 Design, com projeto de Celso Santos e Christian Albanese.

 

 

Biombo Mais e Menos, do Crama Design Estratégico.

 

Poltrona Fulô Giratória, por Fernando Jaeger.

 

Na esquerda, Poltrona Ventura, e ao fundo, Cadeira Pedro. Ambas assinadas por Fernando Mendes de Almeida.

 

Linha Concretista e Poltrona Acan Estofada, pelo "Em2 Design".

 

Óculos Zerezes, por Luiz Eduardo Rocha, da Zerezes.

 

 

Uma série de criações da Lattoog (de Leonardo Lattavo e Pedro Moog).

 

 

 

Embalagens Botiá, feito à base de fibra de coco polvilho, de rápida degradação e baixo custo. Quem assina é a Manuela Marçal Yamada.

 

Luminária Flora, design de Zanini de Zanine para a marca italiana Slamp.

Compartilhe: