São muitos designers envolvidos na construção dos jogos olímpicos; nas medalhas, nos estádios e nas roupas dos atletas. Como reconhecimento a todos os que nas Olimpíadas trabalham, a tocha olímpica feita para os jogos sediados em Londres ganha o prêmio de Design do ano de 2012.

Barber Osgerby foi o estúdio responsável por desenvolver o objeto desenhado por Swarovski. De acordo com a assessoria do evento que aconteceu ontem, 25 de abril, no espaço do Design Museum, a tocha não foi só premiada devido a sua bela representação a um símbolo dos jogos, mas também pelo fato de ter atendido a um extenso briefing. 

A peça é feita de alumínio, perfurada em 8000 buracos circulares, cada um deles representando as pessoas que carregarão a tocha ao redor do globo. Além da função decorativa, os buracos reduzem o peso da tocha e previnem queimaduras nas mãos durante o trajeto de transporte do objeto.

“Nada é mais difícil do que fazer direito desenhando para as Olimpíadas. A leveza e simplicidade da Tocha olímpica de Londres 2012 por Barber Osgerby faz justamente isso. A tocha não só captura o espírito de Londres com a cidade anfitriã das olimpíadas, mas também demonstra como o design pode celebrar ideias tradicionais de um jeito moderno”, completou  Deyan Sudjic, diretor do Design Museum.

 

 

 

 

 

Compartilhe: