Aloha!
Algumas vezes conversei no Twitter com o pessoal sobre gerenciadores de fontes e qual o mais adequado para cada situação. Existem diversas opções no mercado, desde os mais simples e funcionais como o NexusFont (uso em PC) que é free, até os avançados e completíssimos como o FontExplorer X PRO e o FontCase (MAC), ambos pagos (o FontCase dá 15 dias free para testes).
Contudo quero compartilhar uma ferramenta nova com vocês hoje. Nada do tipo “seus problemas acabaram”, é apenas mais uma (ótima) opção pra vocês.
Bom, estamos falando do my FontBook.
Seu maior diferencial frente as opções que temos de gerenciadores é o fato dele ser online. Sem instalação, sem exe, sem dmg. Nada. Você acessa a ferramenta pelo browser. E para testar, nem cadastro você precisa fazer, basta usar a versão demo no próprio site.
Ele lê todas as fontes instaladas no seu computador (não lê pastas externas) e apresentas cada uma delas em pequenos boxes (parecido com o FontCase). O gerenciamento é feito por tags que são atribuidas a cada uma das fontes da forma que você desejar, ou seja, você cria a organização que achar mais funcional na sua library. Além do usual mostrador de textos, você pode ver todos os glifos, altura-x e kerning das fontes. Também tem a opção de vê-las em blocos de texto em 8, 10 e 12pt.
Segue um video onde mostra todas as possibilidades de uso da ferramenta:
E ai, o que acharam? Quais outros gerenciadores vocês indicam pessoal? Compartilhem tembém suas dicas. =)
por Daniel Campos