Nesta sábado à noite, foi lançada em grande pompa e circunstância o logo dos Jogos Paralímpicos 2016, no Brasil. Também de criação da Tátil Design, a marca deveria representar o espírito em movimento e conversas diretamente com a dos Jogos Olímpicos.

Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™

Tá aí, novamente um belo abstrato tridimensional que podemos ler de várias formas. Um coração, um corpo em movimento, um símbolo infinito com cores quentes da energia e do calor brasileiro.

Abaixo está a reprodução da defesa da marca e o vídeo em que se apresenta o processo criativo (que a gente adora ver):

Para criar uma marca capaz de expressar Paixão e Transformação sob a ótica do esporte paralímpico, seus desafios e superações, buscamos uma forma que traduzisse intuitivamente os valores do Movimento Paralímpico – coragem, determinação, inspiração e igualdade – e ao mesmo tempo materializasse seu lema: Espírito em Movimento.

Símbolo da energia contagiante de um evento transformador, a marca desenha a trajetória ascendente do esportista que supera seus limites, que cresce e evolui com uma determinação inesgotável. Um movimento em espiral capaz de entusiasmar e mobilizar.

É uma representação da garra inerente ao espírito paralímpico, que pulsa com uma energia infinita. É corpo, mente, coração. Uma marca que nos humaniza e nos aproxima, reforça a percepção de que por dentro somos todos iguais.

Sua forma sai do lugar-comum, ganha tridimensionalidade e revela um ponto de equilíbrio surpreendente, novo, que desafia a noção de estabilidade e rompe paradigmas para ir mais longe. Uma harmonia assimétrica e, por isso mesmo, magnética, capaz de atrair e revelar novos ângulos. Uma marca-escultura que carrega o logotipo dos Jogos Rio 2016™: um desenho tipográfico exclusivo, com as letras interligadas de forma fluida, traduzindo a união, a simpatia e a essência acolhedora do carioca.

Do vigor solar do amarelo ao calor do vermelho, um gradiente luminoso, crescente, vai ganhando espaço. Cores que misturam vibração e determinação.

É uma marca instigante, que desperta os sentidos, convida à interação e promove experiências únicas. Respeita a riqueza das diferenças e incentiva a união de talentos como síntese da nossa diversidade harmônica.

A marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ contagia por sua força e universalidade. Quer gerar um envolvimento real, amplo, e transformar a percepção do público, deixando como legado uma cultura de igualdade e liberdade. 

Compartilhe:
  • 1
    Share