cartas

SP Design Weekend 2014: Ericson Straub apresenta estampas caligráficas inspiradas em cartas históricas

Mostra do artista gráfico e designer fica em cartaz na Desmobilia entre 14 e 17 de agosto

 

Durante séculos, as cartas foram a mais expressiva forma de comunicação entre as pessoas. Elas são o registro vivo de profundas histórias de amor, guerra, política e uma forma de entender as inquietações que sempre acompanharam a evolução do homem. Em sua releitura visual, elementos caligráficos e cartas de amor de reconhecidos personagens da história, como Napoleão Bonaparte, Ana Bolena e D. Pedro I, são a inspiração para o artista gráfico e designer Ericson Straub. Por meio de sua caligrafia, Straub reescreve trechos e recortes destas cartas, recriando novos e peculiares grafismos que são aplicados em diferentes plataformas, suportes e objetos.

Ao mesmo tempo que apresenta a espontaneidade e beleza da forma caligráfica, o Projeto “Cartas”, que fica em cartaz durante a Design Weekend 2014 na Desmobilia São Paulo, sugere uma importante discussão sobre o efêmero e o perene. Uma singela observação do mundo contemporâneo, onde a informação é passageira, rápida, fugaz, brevemente lembrada, contrapondo-se à representação simbólica de uma carta.

Na exposição, o designer apresenta diferentes estampas caligráficas aplicadas nas famosas poltronas Jules, produzidas pela Desmobilia. Além disso, obras serigráficas com interferências e pintura compõem uma síntese do que Straub busca mostrar aopúblico.

 “A história sempre foi uma importante fonte de inspiração para o meu trabalho visual. O que eu descobri em pesquisas, museus e exposições é que, durante séculos, as cartas foram a única forma de comunicação escrita entre as pessoas. Mais que isso,  o ‘escrever bonito’ e a caligrafia eram uma importante parte da carta e sua simbologia. O que fiz foi trabalhar em um novo significado por meio de trechos destas mensagens, utilizando elementos caligráficos e interferências em diferentes plataformas. Uma discussão interessante entre o efêmero e o perene”, explica Straub.

Há quatro anos o profissional vem pesquisando cartas históricas e selecionou três para essa primeira fase do trabalho: as mensagens que a controversa rainha da Inglaterra Ana Bolena enviou para Henrique VII, as palavras de amor escritas por Napoleão Bonaparte para a primeira mulher, Josefina de Beauharnais, e as cartas que D. Pedro I mandou para a amante Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, entre 1823 e 1827.

SERVIÇO

Mostra “Cartas”, do artista gráfico e designer Ericson Straub

Quando: de 14 a 16 de agosto

Onde: Desmobília SP – Rua Matheus Grou, 401, Pinheiros

Entrada franca

Mais informações: www.desmobilia.com.br 

Compartilhe: