exposicao-dingbats-brunoporto-crop

Cartaz da exposição DingBats Brasil

ding-posterding-poster3ding-poster1

Bruno Porto, que você já conheceu por aqui,  está apresentando aos chineses duas mostras: a primeira é uma retrospectiva de ornamentos tipográficos digitais brasileiros, e a segunda é sua primeira exposição individual de cartazes no exterior.

ding-poster2posters-bruno4posters-bruno3posters-bruno1posters-bruno6posters-bruno2

“Dingbats Brasil”  – que acontece na galeria The Foundry (Shanxi Bei Lu – Lane 729) a partir do dia 9 de maio – mostra um um panorama da primeira década (1996-2006) da produção nacional de alfabetos pictóricos – os dingbats. Porto selecionou 35 projetos de autoria de 22 designers que mostram diferentes aspectos da cultura – música, religião, arte, esporte, culinária e do próprio design brasileiro. Mas essa não é uma exposição inédita, pois desde 2006, ela passou pelo Rio, São Paulo, Florianópolis, Manaus e Bogotá.

posters-bruno5

Já em sua mostra pessoal, duas semanas depois, em 23 de maio, a Build (550 Wu Ding Lu) recebe “Um ano em cartazes”, exposição que apresenta 12 peças criadas durante 2008. Alguns cartazes foram usados para promover eventos brasileiros na Ásia – como a Semana do Filme Brasileiro no Vietnã e uma palestra do cartunista Maurício de Sousa em Xangai – outros são mais autorais e de cunho opinativo sobre fatos que chamaram a atenção do designer, como os distúrbios no Tibete, a censura na internet e as Olimpíadas de Pequim.

A gente aqui não vai poder ver por enquanto, mas ficamos felizes por saber que os chineses têm a oportunidade de absorver o trabalho desse grande pensador e profissional do design brasileiro. Imagens tiradas do flickr do Bruno.

Compartilhe: