Quem vê a foto desse caminhão aí de cima logo pensa que ele foi projetado desta forma na intenção de se enquadrar em um design futurista. Isso não deixa de ser verdade, mas também não é a única razão do Colani Space Truck ter esse desenho tão peculiar. Desenhado pelo multidesigner Luigi Colani junto à Mercedes-Bens, o caminhão bateu recordes mundiais de desempenho graças à sua aerodinâmica, que, além de proporcionar velocidade, ainda reduz  em 35% o consumo de combustível do veículo se comparado aos caminhões convencionais.

Luigi Colani, já em 1977, projetou o primeiro caminhão aerodinâmico com base de chassis IVECO. De lá pra cá, o designer vem apresentando projetos arrojados que revolucionaram diversos setores do automobilismo. E o mais interessante é que Colani inspira-se justamente na maestria da natureza para apresentar seus conceitos arredondados que, segundo ele, são ergonomicamente superiores aos modelos tradicionais. A força de seus projetos o fazem ser conhecido como o criador do Biodesign.

Primeiro caminhão projetado por Colani, em 1978.

 

Quem quiser se inspirar com Luigi Colani poderá encontrá-lo no Brasil em setembro. O mestre das formas naturais estará no ABC | X, evento que leva a assinatura da abcDesign. Saiba mais visitando eventoabcx.com.br 

 

Compartilhe: