No terceiro dia do primeiro congresso da International Design Alliance em Taipei as atenções se voltaram para os diversos aspectos do design nas cidades. No atual cenário mundial cada vez mais multicultural, urbano, tecnológico e amplo em diversidade de fatores, ficou clara a necessidade de se rever como e para quem estamos desenvolvendo projetos de comunicação visual, mobiliário, moradia, informação e saúde.

Questões como sustentabilidade social e do ecosistema – e suas interdependências econômicas – foram abordadas em projetos de arquitetura na Finlândia e em Ruanda; analisaram-se as mudanças sócio-estruturais por que estarão passando Londres e Rio de Janeiro em virtude das próximas duas Olimpíadas; e mergulhou-se em questões de identidade nacional em cidades como Vancouver e Ciudad de Mėxico.

A participação brasileira foi a concorrida apresentação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 feita pelo designer carioca Fred Gelli. Na plenária final, celebrou-se Istambul como sede do próximo IDA Congress em 2013, e revelou-se Cidade do Cabo como a Design Capital of the World 2014, vencendo propostas de Barcelona e Dublin – para a felicidade da pequena mas animada delegação sulafricana. A cobertura completa do evento estará na próxima edição da abcDesign.

Bruno Porto.

Compartilhe: