Um dos objetivos era tornar a embalagem da cachaça um verdadeiro convite a degustá-la, combinando tradição e modernidade. Para chegar ao conceito pretendido, a equipe da GRID Design e Estratégia pesquisou referências nacionais e internacionais. “Buscamos inovar na reformulação do rótulo, trabalhando com impressão em vidro ou adesivos transparentes que valorizassem o produto e ousassem no design”, relata a designer Simone Murua. No verso da garrafa, a imagem ganhou um tratamento tridimensional que dá o efeito de profundidade sobre a paisagem do engenho. Cada variedade da marca ganhou uma embalagem diferenciada, em papel, para as do tipo prata e ouro, e em juta, para a do tipo premium. Na perspectiva do diretor da empresa, Mário de Andrade Lima Filho, o impacto gerado pelas novas embalagens deve triplicar o faturamento com o produto nos próximos dois anos.

The packaging as fi rst contact One of the objectives was to make the packaging of the cachaça into a true invitation to enjoy it, combining tradition and modernity. In order to achieve the intended concept, the team from GRID Design e Estratégia research national and international references. “We sought to innovate in reformulating the label, working with printing on glass or transparent adhesives that would value the product and be bold in design”, reports designer Simone Murua. In the back of the bottle, the image gained a three-dimensional treatment that gives an eff ect of depth on the landscape of the mill. Each variety of the brand gained a diff erentiated packaging, in paper, for the silver and gold versions, and in jute, for the premium type. In the opinion of the company director, Mário de Andrade Lima Filho, over the next two years, the impact generated by the new packaging should increase threefold revenue from the product.

 

embalagem3

embalagem1

 

 

CLIENTE | Customer
Cachaça Engenho Água Doce.

PROJETO | Project
Redesenho da marca e aplicações.
Redesign of brand and applications.

ESCRITÓRIO DE DESIGN RESPONSÁVEL | Design Offi ce Responsible
GRID Design e Estratégia.

MERCADO-ALVO DO PRODUTO | Product target market
Europa, Panamá, África do Sul e América Latina.
Europe, Panama, South Africa and Latin America.

CONTEXTUALIZAÇÃO | Context
A cachaça Engenho Água Doce empresta o nome da propriedade rural onde é produzida, no estado de Pernambuco. Desde 2003 é ofertada em três variedades: prata, ouro e premium.
The Engenho Água Doce cachaça gets its name from the rural property where it is produced, in the state of Pernambuco. Since 2003 it is off ered in three varieties: silver, gold and premium.

PROBLEMÁTICA | Problem
Além de aumentar a visibilidade no ponto de venda, era preciso transmitir de forma mais
clara os atributos da marca.
In addition to increasing visibility at the point of sales, the brand attributes had to be more clearly transmitted.

SOLUÇÃO | Solution
Um novo design para a embalagem.
A new design for the packaging.

 

Autor | Author: Centro Brasil Design (ed. 51 pg. 50 da Revista abcDesign) 

Compartilhe: