Cultura, velocidade, talento, colaboração, experiência e escala. Essas foram as seis palavras que resumiram a “Missão Inovação”, uma experiência empreendedora no Vale do Silício, para Gisela Schulzinger, diretora da ABEDESIGN e Wilgor Caravanti, diretor executivo da abcDesign na palestra “Novos tempos, novas atitudes”, realizada no último dia 27 em comemoração aos 40 anos do curso de Design da PUCPR.

A dupla falou sobre a experiência de vivenciar um pouco do cotidiano e cultura de algumas das maiores empresas do mundo: Airbnb, Lexicon Branding, GE, Liquid Agency, Stanford University, Google, Linkedin, GSVlabs, Singularity University, GoPro e IDEO, elencando alguns pontos concomitantes presente nas suas rotinas e que nós da abcDesign acreditamos poder ser adotado por qualquer empreendedor:

Colaboratividade, espaços compartilhados e projetos conjuntos são a regra. No Vale do Silício, as ideias são amplamente compartilhadas, tanto entre colegas de uma mesma empresa, quanto entre “concorrentes”, sendo a melhor execução desta ideia o fator de diferenciação entre as empresas.

Arriscar, de forma antagônica à cultura brasileira, no Vale do Silício os empreendedores não têm medo de errar, aqui, quando uma empresa não consegue se sustentar e acaba falindo, encaramos como fracasso, lá, é considerado um aprendizado, um ponto a mais que mostra empiricamente a perseverança do empreendedor em questão.

Autonomia, dentro dessas grandes corporações com milhares de funcionários, cada um tem liberdade para realizar seus projetos da melhor maneira que julgar. O que importa é o prazo, não há uma organização de repartição tradicional, com lugares demarcados e rotinas sistematizadas, o funcionário pode fazer suas tarefas no jardim, em uma mesa convencional ou até mesmo no ônibus na volta para a casa.

Modelo de negócios, aqueles longos e intermináveis planos de negócios foram subitamente substituídos por modelos de negócios, em 3 meses uma empresa já tem que mostrar resultados mensuráveis, não há tempo para ficar meses centrado apenas na confecção de um planejamento que muitas vezes é inconclusivo.

Adotando algumas práticas que, a primeira leitura podem parecer simplórias ou irrelevantes, certamente é possível otimizar ideias e criar negócios inovadores. Afinal, nunca saberemos o real potencial de uma ideia sem que ela seja executada ¯\_(ツ)_/¯

Compartilhe: