hdi1

História de pessoas contadas através de produto e a história de produtos contadas através de pessoas. Cada móvel tem uma história. Existe o contexto de quem cria, de quem faz, de quem gosta, de quem compra e de quem usa. Capturar todo esse processo era o objetivo do projeto “História da Inovação”, uma parceria entre a Abimóvel e a ApexBrasil.

Quatro módulos, quatro funções, centenas de combinações

Quatro módulos, quatro funções, centenas de combinações

 

Indústrias e designers de diferentes regiões do Brasil trabalharam intensamente por seis meses sob a coordenação do Gad’ Innovation para produzirem móveis inovadores através de um exercício prático de design. São oito histórias, que são, na verdade, oito soluções de mobiliário para atender a oito famílias. O foco principal não é a arquitetura ou o projeto e sim as pessoas e seus mundos. O primeiro desafio é organizar o novo lar de Maria Antônia. De casamento marcado, ela pretende se mudar para o novo apartamento. Como tem diversas prioridades no orçamento, precisa gastar pouco para organizar roupas e objetos. Pode não ser o armário definitivo, mas ela quer algo durável, bonito e que possa ser adaptado para situações futuras. O designer Roque Frizzo, junto a PANAN, desenvolveu, assim, a linha Tetris Box. Composta por quatro módulos organizadores, o móvel tem as três funções básicas para guardar roupas: cabideiro, gaveteiro e prateleira, sendo a prateleira com ou sem porta. O design oferece um sistema de montagem simples e intuitivo, que não depende de instruções complexas ou profissionais especializados. Problema de Maria Antônia resolvido!

009a

A solução para o comportamento "home-office"

 

Outra história é a do Antônio Carlos, alto executivo de uma grande empresa, ele é casado e com dois filhos adolescentes. Embora goste de relaxar e passar o tempo em casa com a família, esta sempre trabalhando e fazendo do sofá da sala o seu verdadeiro home-office onde trabalha sempre que possível. O renomado designer Freddy Van Camp junto a German elaborou a solução para Antônio Carlos. Um estofado, sofá ou poltrona, modulado que permite a adição de braços e outros “periféricos” específicos como pranchetas, mesas ou bandejas, apoio para copos e outros acessórios, podendo acoplar tomadas e luminárias. Além de outros acessórios que formam um sistema flexível e prático. Existe também uma versão com armário/estante integrada, para ser usado como divisória de ambiente. Para Antônio Carlos ficou muito mais fácil trabalhar pertinho da família.

Embora os móveis tenha sido desenvolvidos para a realidade brasileira, um dos objetivos do projeto é também internacionalizar esses móveis. Eles querem mostrar para o resto do mundo que o Brazil faz design inovador, não apenas segue tendência, e que esses móveis se adaptam à realidade de outros países também.

Conheça todos os móveis criados e os personagens por trás deles no site: http://www.historiasdeinovacao.com.br/

Compartilhe: