por Daniel Campos
—————————————————————————————————————————-

Aloha!

Hoje vou mostrar uma fonte que está se tornando uma queridinha dos web designers. E não poderia ser diferente. Estou falando da Lobster, uma script com diversas opções OpenType e gratuita. #daFontNao

Lobster foi (e continua sendo) desenhada por Pablo Impallari, o mesmo typedesigner da família Cabin que apresentamos aqui. Inspirado pelos trabalhos de Alejandro Paul, Underware, Herb Lubalin, House Industries e diversos outros, Pablo quis desenhar uma fonte script com diversos desenhos de cada caracter sem se preocupar em fazê-los de forma que se encaixassem em qualquer letra. Para isso, lançou mão das imensas possibilidades que a tecnologia OpenType oferece e desenhou a Lobster, com diversos caracteres e pares de letras, o que dá uma consistência muito interessante à tipografia.

“A beleza de letterings desenhados à mão é que o artista, sutilmente, muda as formas das letras para que uma seja conectada à outra. Esses pares de letras são chamados ‘ligaduras’.”

Palavras do próprio Pablo. Ao caracter set da fonte foi adicionado 79 ligaduras diferentes e, segundo o rapaz, esse número tendo a crescer. A fonte já está em sua versão 1.4.

 

Além das ligaduras, Pablo adicionou mais 37 letras finais, que são as letras feitas para encerrar uma palavra. Repare no primeiro ‘y’ e no segundo da palavra typography acima. Abaixo um exemplo de mais duas letras com formas “normais” de fontes script e com sua versão para finais de palavras.

No total, a Lobster possui 346 glifos e o número está aumentando. Além da versão “offline”, existe a versão para web, que você pode usar direto da Google Fonts. A fonte é gratuita mas quem desejar pode fazer doações para o projeto via PayPal.

TIPO: Lobster
TYPEDESIGNER: Pablo Impallari
PREÇO: gratuita / doações voluntárias

UPDATE: CONFIRA A VERSÃO 2 DA LOBSTER, AGORA ELA É UM FAMÍLIA DE 4 PESOS.

Compartilhe: