Aloha!

Nos últimos dois meses, o MyFonts foi tomado de assalto por uma pequena foundry tailandesa, pouco conhecida, mas que ganhou destaque ao se atrever a desenhar tipos de alfabetos latinos. Estou falando da Cadson Demak. Na verdade a foundry está embalada no sucesso de um de seus sócios, Ekaluck Peanpanawate.

Ele é o responsável pela fonte Kondolar, projeto pessoal, que atualmente está em #26 lugar no BestSellers do MyFonts, simplesmente a principal lista do site, junto com Helvetica, Frutiger, Klavika, Mrs. Eaves e outras fontes conhecidas e usadas no mundo todo. Se não bastasse, a Kondolar saiu duas vezes seguidas no Rising Stars do MyFonts (fevereiromarço) e levou a Cadson Demak a ser entrevistada do mês de março no Creative Characters, também do MyFonts.

Apesar dessa correria e sucesso da noite pro dia, Ekaluck aceitou gentilmente dar uma entrevista para nossa coluna, falando de sua estrela tipográfica. Confira a conversa e conheça a Kondolar, uma slab-serif como ainda não se viu (pelo menos eu não vi).

O que você pensava quando desenhou a Kondolar? Por que uma slab-serif?

Ao projetar para o interesse das pessoas, em primeiro lugar, a fonte tem que ser algo novo, ainda não visto por ninguém. Não repetir a formula do hit tipográfico do momento e tornar essa fonte diferente o suficiente para ser interessante.

Eu chequei as fontes slab-serif no mercado e percebi que a maioria delas são em estilo humanista. Então, para ser excelente, escolhi como direção slab-serif geométricas simples e acrescentei alguns ingredientes diferentes para fazer a combinação especial.

Kondolar esteve duas vezes no Rising Stars do MyFonts. Lá, eles dizem “nós prevemos uma próspera carreira como uma fonte de web”. Quando você projetou a Kondolar chegou a pensar sobre uso na web? Você concorda com esta afirmação do MyFonts? Por que a Kondolar é uma boa fonte para a web?

Francamente, eu tenho que dizer que eu não pensei sobre webfont pois é um novo tipo de uso, algo muito recente. Acho que eles viram a Kondolar de maneira forte, estável e com alta legibilidade na tela.

Kondolar tem três pesos, mas um itálico. Por que apenas um? Particularmente, eu adoraria ver uma versão light. Há planos para expansão da família?

No início, eu pensei numa família de 5 pesos ou 10 estilos (Thin, Thin Italic, Light, Light Italic, Regular, Regular Italic, Bold, Bold Italic, Black e Black Italic). Mas, depois de considerar o mercado de fontes, eu decidi lançar um conjunto menor de quatro pesos e outros quatro virão mais tarde. Pode parecer estranho vender Regular, Regular Italic, Bold e Black porque geralmente nós combinamos o itálico como um par com o estilo normal.

Mas eu acho que este conjunto é adequado e prático para o uso. Os outros quatro, que combinam peso Light, proporcionarão o complemento à familia Kondolar. Estes podem ser concluídos no meio ou no final deste ano. Vamos ver o resultado depois.

Quais foram as inspirações para Kondolar?

Originalmente Kondolar veio da minha fonte mais velha, Kridpages, como resposta a algumas perguntas. Kridpages é uma fonte criada em 2006 para um projeto experimental com um conceito de conflito entre o clássico e a inovação, o digital e o humanista, entre fonte para texto e fonte display. Então a interpretação foi uma combinação de estrutura de linhas, sistema de unidade, linhas diagonais, bordas falhas como a escrita humana, serifas gestuais e etc. Características que você pode ver na Kridpages.

No entanto, no passar do tempo, os caracteres Bold fizeram uma pergunta para mim: como isso ficaria se eu a fizesse de forma a facilitar a leitura para um uso mais amplo? Então pensei da maneira que eu poderia fazer para torná-la diferente de qualquer fonte existente. Comecei com rascunhos da fonte e ajustei o ângulo das curvas digitalmente para torná-la mais suave. O resultado é bastante interessante.

(clique nas imagens para aumentar)

Por que comprar Kondolar?

Kondolar ™ é uma fonte slab-serif com um sabor “bold”. Ela trabalha bem tanto como um fonte para textos como como um fonte display, para títulos e aplicações curtas e grandes. Os glifos da Kondolar foram construídos sobre uma estrutura geométrica simples, fortes linhas retas, curvas suaves e pé estável. A combinação harmoniosa de cada glifo traz uma fonte distinta do que encontramos no mercado. Algumas letras como K, Q e R têm uma ligadura especial que pode fazer uma textura interessante e ritmo melódico no uso. Uma fonte versátil, única e muito útil.

 

TIPO: Kondolar
TYPEDESIGNER: Ekaluck Peanpanawate
PESOS: regular, regular italic, bold e black
SPECIMEN: PDF no Issuu, exibido acima
PREÇO: US$29,00 / peso
PROMOÇÃO: Preço promocional para compra da família completa

Compartilhe: