por Daniel Campos
—————————————————————————————————————————-

Aloha!

Em dezembro de 2010, fechei o ano como costumei fechar nos últimos três anos: indo ao DiaTipo Natal, em São Paulo. Além de ter ganho o livro do Pichação Não É Pixação, escrito pelo querido amigo Gustavo Lassala, comprei o catálogo da Bienal de Tipos Latinos 2010. Muitos projetos sensacionais, alguns do Brasil. Um ótimo livro para aguçar os olhos.

Entre as tipografias lá expostas, encontrei a Espinosa Nova. O que me chamou a atenção? O “a” da versão Rotunda da família, pois é uma letra que acho belíssima e que tenho desenhado muito (aliás, tentando desenha-lá). Enfim, o tempo passou e semana passada, dando a costumeira volta pelo MyFonts vi uma fonte com a versão Rotunda que me chamou a atenção. Quando vi que era a Espinosa Nova, fiquei extasiado novamente e resolvi dividir com vocês.

Essa jóia foi projetada por Cristóbal Henestrosa, typedesigner do Mexico. Espinosa Nova é um revival dos tipos usados por Antonio de Espinosa, o mais importante impressor mexicano de século XVI. Cristóbal passou quase 10 anos estudando sobre a história mexicana, indo a livrarias, lendo e conhecendo Espinosa. Até escreveu um livro sobre o impressor. Nesse tempo, desenhou, espaçou, revisou e desenhou de novo. Um trabalho incrível.

A família foi uma das selecionadas para a Bienal de Tipos Latinos de 2010, recebendo certificado de excelência. Recebeu o mesmo certificado da Type Directors Club. E se não bastasse, Robert Bringhurst, autor de Elementos do Estilo Tipográfico, teceu um comentário sobre a tipografia:

“”
Uma família tipográfica inteligente como dificilmente se vê, que remonta ao mais excitante momento da história da tipografia e que atinge o futuro da mesma.

A família é composta por 12 fontes: 6 pesos diferentes e 6 com ornamentos e capitulares adornadas. Claro, essa é uma tipografia pensada para textos mas nada impede seu uso em outro projetos.

Cada fonte vem com mais de 400 glifos, que incluem small caps, numerais tabulares e lining, aliás existem 5 versões de numerais, incluindo uma versão tabular compatível com small caps. Ligaduras e caracteres alternativos fecham com chave de ouro. Mais uma vez, um trabalho incrível.

E uma boa notícia: o peso Regular está com download free no site do MyFonts. #daFontNao

TIPO: Espinosa Nova
TYPEDESIGNER: Cristóbal Henestrosa
PESOS: regular, italic, bold, bold italic, rotunda bold alt, aldine italic, titling, ornaments, capitular I, II, III e IV
SPECIMEN: PDF para download
PREÇO: US$50,00 / peso
PROMOÇÃO: Peso regular com download free.

 

Compartilhe: