por Daniel Campos
—————————————————————————————————————————-

Aloha!

E continuamos, na coluna TypeDay, nosso selo especial para fontes free de qualidade, para você nunca mais pensar em daFont. Hoje teremos duas famílias de estilos distintos. #daFontNao

Cabin Font
Essa família de 8 pesos é uma sans humanista. Segundo o criador, Pablo Impallari, “essa é uma família inspirada nos tipos de  Edward Johnston e Eric Gill, com um toque de modernismo”. Cada peso vem com 265 glifos, incluindo diacríticos e small caps. O único detalhe que observei é que não existem small caps com acentos, uma pena. Contudo a família é constantemente atualizada, então vale ficar de olho. Pablo diz que as fontes tem espaçamento optico, mas, como sempre, atenção com kerning e tracking na hora de usar. Qualidade tipográfica é um atributo do olho do designer.

TIPO: Cabin
FOUNDRY: Impallari
PESOS: regular, medium, semibold, bold, e respectivos itálicos

Weston
E a FontFabric vem para o TypeDay novamente, dessa vez com sua rounded slab-serif Weston, em colaboração com o designer Pavel Pavlov. Como o próprio nome denuncia, ela é inspirada na estética conhecida como Velho Oeste Americano. Por ter sido projetada como uma fonte display, não existem caracteres minúsculos.
E como os próprios criadores disseram, essa é uma fonte para headlines e logos.

A família completa ainda não foi lançada, contudo a FF dá uma colher de chá (como de costume) lançando os pesos light e regular para download free. Cada fonte tem 153 glifos, contando com pontuações e diacríticos. Imperdível.

TIPO: Weston
FOUNDRY: FontFabric / Pavel Pavlov
PESOS: light, regular, bold, black e inline + small caps
PREÇO: Não foi lançada versão comercial ainda
PROMOÇÃO: pesos light e regular para download free

Compartilhe: