Aloha!

Aos que acompanham essa coluna desde seus primórdios, provavelmente notou que em 2011 mudamos um pouco o estilo das postagens, não falando mais apenas de fontes gratuitas. A audiência gostou (pelas manifestações) e vamos proseguir com esse estilo. Mas ainda sim, vejo a necessidade de disseminar alguns links que encontro todos os dias, com opções interessantes de fontes gratuitas. Tudo isso faz parte da minha cruzada #daFontNao.

Por isso, de tempos em tempos, vou publicar um Especial Free com algumas fontes gratuitas e de qualidade, com pedrigree, que considero úteis (sempre lembrando que qualidade tipográfica é um atributo do olho do designer).

Então, vamos ao Especial Free #1!

Banda

A Banda, segundo seus criadores da TypeDepot, é uma semi-serif caracterizada pela grande altura-x e pelas semi-serifas arredondadas. Embora ela tenha sido projetada como um fonte display, o projeto foi levado a um nível de detalhamento mais complexo, resultando numa família de 7 pesos + seus respectivos itálicos (gostei muito do pesos mais leves). E para alegria geral, o peso regular é totalmente free.

TIPO: Banda
FOUNDRY: Typedepot
PESOS: ultra thin, thin, extra light, light, regular, semibold, bold e respectivos itálicos
SPECIMEN: PDF para download
PREÇO: US$29,00 / peso
PROMOÇÃO: peso Regular para download free

————————————————————————————————————————————————————————

Roos

A família Roos é uma digitalização e expansão da última tipografia desenhada por Sjoerd Hendrik De Roos, typedesigner holandês que a batizou de De Roos Romein, desenhada durante os anos da Segunda Guerra. Essa releitura foi feita pela foundry Canada Type e está disponível na loja da Veer. Ela está disponível em 10 pesos que contam 390 glifos cada, com um deles gratuito até o fim do mês de abril/11. Então, corre!

TIPO: Roos
FOUNDRY: Canada Type
PESOS: roman, semibold, display e suas respectivas itálics e smallcaps + peso Inicials
SPECIMEN: galeria
PREÇO: US$25,00 / peso
PROMOÇÃO: peso Display Italic para download free

————————————————————————————————————————————————————————

 

Compartilhe: