Aloha!

No início dos anos 70, o estúdio do mestre e lenda viva Adrian Frutiger foi convidado a projetar uma tipografia para a sinalização do aeroporto de Paris com o foco na máxima legibilidade. Ao invez de usar um de seus tipos prontos (como a Univers), Adrian mergulhou num novo projeto que resultaria na Frutiger. Com um resultado tão excelente e a com uma demanda por tipos extremamente legíveis crescente, algum tempo depois (1977) a Linotype junto com a Stempel Type lançaram o tipo no mercado.

screen-shot-2010-08-11-at-104658-pm

Em 2009, a Frutiger foi revisada e melhorada por Akira Kobayashi com a colaboração do proprio Adrian. Além de novos pesos (ao todo são dez agora), a Neue Frutiger (mantendo sua vocação para sistemas de sinalização) vem acompanhada por setas desenhadas pelo próprio Adrian, dez pesos condensados foram adicionados a família, caracteres gregos e cirílicos foram adicionados dando a Frutiger suporte para mais de 50 linguas.

Além disso, lançaram também a Frutiger Serif.

screen-shot-2010-08-11-at-104841-pm

Dei essa pequena introdução para que tenham noção que estou falando de um projeto sensacional de um dos maiores mestres da tipografia do século XX. Bom, essa fonte maravilhosa está com uma promoção mais bacana ainda.

screen-shot-2010-08-11-at-104908-pm

Neue Frutiger Book | Neue Frutiger Book Italic (na verdade ela é oblíqua) | Neue Frutiger Condensed Medium Neue Frutiger Ultra Light | Neue Frutiger Serif

A Linotype montou um pacote da Neue Frutiger bem interessante, com os pesos mostrados acima. Esse pacote tá por um preço super bacana: 19 Euros! Claro, já garanti o meu e indico a todos designers/agências/estúdios/diretores, que façam o mesmo: aproveitem e comprem o pacote. Vocês receberão 5 licenças para cada uma das fontes e poderão usá-las numa boa. Essa promo da Linotype vai SOMENTE até 10 de setembro.

Aproveitem!

por Daniel Campos

Compartilhe: