Aloha!

No últimos tempos, typedesigners tem usado de uma estratégia bacana para divulgar suas fontes: disponibilizar download free. Como grande exemplo do sucesso que esses tipos de iniciativas pode trazer podemos citar o caso do holandês Jos Buivenga que sempre, ao lançar um novo tipo, coloca um ou mais pesos para download gratis. Consequência: temos quase que uma overdose de Museo, sua fonte mais famosa, que é usada, por exemplo, como fonte coorporativa mundial da Dell e no logotipo da Cielo.

E os benefícios ficam não somente para os typedesigners mas também para os designers que tem acesso a fontes gratuitas de alta qualidade (todos nós sabemos que fontes gratuitas, que não estão nesse grupo citado, são perigosas em muitos aspectos. Salvo raríssimas exceções), sem contar que pode-se testar as fontes sem medo e diretamente nos softwares, vantagem que eu acho a mais sensacional.

Na semana passada postei sobre a Solomon da FontFabric e hoje vou lhes apresentar a Ayita.

ayita_pro_family

Com 14 pesos, essa família projetada por Jim Ford para a Ascender Font, tem curvas suaves contrastando com ângulos retos, uma característica das sans atuais, que casam muito bem. Com funções OpenType avançadas, a Ayita torna-se um ótimo opção, principalmente por sua relação custo x benefício.

ayita_pro_thinitalic1

E os dois pesos acima (Thin Italic e Semibold) estão com download free. Só se cadastrar no site, logar e escolher os dois pesos gratuitos para download. 😉

by Daniel Campos