Se você já ouviu falar em Ellen Lupton sabe que ela é uma escritora especialista em design gráfico. Seus livros abordam, na sua maioria, temas desta área. Contudo, a designer e teórica também transita, às vezes, em outros assuntos, que em nada se aproximam de tipografia, pesquisa ou projeto gráfico. Eles têm mais a ver com temas como o artigo publicado no site do jornal norte-americano The New York Times, em agosto de 2010, sobre os lares quebrados pelo divórcio. O nome do artigo é In Praise of the Broken Home – Em louvor aos lares quebrados, em tradução livre para o português -, onde Ellen fala sobre a separação de seus pais e a forma como ela enxerga os lares desfeitos.

Mas ela não poderia falar de separação e divorcio deixando a sua área de atuação de fora. Para se fazer entender, ela usou ilustração como complemento a sua ideia textual. Ao longo da dissertação, é possível ver a combinação de Ellen com texto, ilustração e opinião. Dá uma olhada logo abaixo.

Só para se ter uma ideia do teor do texto dela, segue o último parágrafo do artigo em português. Para ler na íntegra, acesse http://nyti.ms/d9bkBx

“Crianças são resilientes. Para minha irmã e eu, a notícia dolorosa veio naquela noite de 1973, que eventualmente se uniu a realidade cotidiana. O terrível se tornou normal, e as crianças ficaram bem. O sofá rosa ainda ocupa um lugar escuro, pobremente decorou um canto da minha mente, mas o seu brilho tóxico escureceu. Eu mesma estou casada há 20 anos e eu me divirto com calorosas relações com os meus pais, padrasto e madrasta e irmãos desses outros casamentos. Minha família é uma engenhoca, rangente vazamento, cujo funcionamento interno frequentemente desengata e atola em torno das linhas de falhas ex-conjugais. Esse lar partiu, mas não tente fixá-lo. As rachaduras e arranhões tornaram o que ele é hoje”. Ellen Lupton

 

 

 

 

Ellen é presença garantida no evento ABC | X  2012, uma realização da marca abcDesign junto com a Editora Bookman, que acontece no dia 21 de setembro na Panamericana, Escola de arte e design, em São Paulo.

Para se inscrever e saber mais sobre o evento, clique no banner abaixo.

Compartilhe: