O Conran pai. Terence

O Conran pai. Terence

O Terence filho. Sebastian, que virá ao Brasil

O Terence filho. Sebastian, que virá ao Brasil

Sebastian Conran é um dos três filhos de Terence Conran, um dos grandes nomes do design inglês. Para nós, é um nome ainda é desconhecido, mas ele é um case de sucesso, não só como designer, mas como um empreendedor visionário que apoiou toda a sua estratégia no design. As palavras do Design Museum dizem tudo: “Conran teve mais impacto do que qualquer outro designer de sua geração no design contemporâneo do dia a dia inglês”.

Depois de estudar na Central School of Art and Design in London, onde absorveu as influências da Bauhaus e da Arts & Crafts, Conran estava convencido de que o “bom design deveria estar disponível para toda a comunidade, não só para alguns”. E foi isso que o motivou em todos os seus (muitos) empreendimentos.

Em 1956, ele monta o Conran Design Estudio, que realiza trabalhos de interiores, design de produto, e móveis. Conran para provar que ele encontraria pessoas para comprar alguns dos seus designs que lojas não queriam vender, acaba montando, em 1964, a Habitat, que se transformou em uma cadeia internacional de móveis. A Habitat tirou a Inglaterra das trevas da austeridade pós-guerra para dentro de uma visão daquilo que o mundo doméstico poderia ser. Era uma versão muito particular do modernismo, baseada em formas simples, materiais naturais e uma paleta de cores fresca, uma versão humanizada e britânica da Bauhaus.

A loja foi inovadora também ao entregar um conceito novo de loja de móveis, associado junto a venda de uma enorme variedade de utilitários domésticos e apetrechos para a casa (o molde que a Tok&Stok tem hoje). A Habitat – que se mantém fortemente até hoje – foi o trampolim para Conran exercitar sua qualidade empreendedora.

O grupo Conran, atualmente opera, além dos escritórios de design gráfico e produto, arquitetura e branding, grandes lojas de varejo, lojas próprias, restaurantes, bares e hotéis e até uma fundação voltada ao ensino e fomento do design como algo bom para o negócio. No entanto é no design que Terence Conran sempre se apoiou e apoia até hoje a imagem de sua enorme e lucrativa marca. O reconhecimento da Inglaterra veio em seu título de Sir, dado pela rainha, mas o design inglês também agradece. “O sucesso de suas empresas influenciou o governo inglês em reconhecer o valor econômico do design”, está escrito em sua biografia no Design Museum.

O filho de Terence, Sebastian Conran, é um dos nomes confirmados para a Brazil Design Week. Ele que acaba de sair da marca de seu pai para abrir um estúdio de design próprio, mas vai poder dar um panorama muito completo da visão da marca Conran, pois ele se mantém consultor e sócio da Conran & Partners.

Para saber mais:

Perfil de Sebastian no site do Grupp Conran.

E ambos, pai e filho Conran, escreveram livros sobre móveis, que podem ser comprados pela livraria da Travessa.

Foto Sebastian.
Foto Terence.

Terence falando no último London Design Festival.

Compartilhe: