Quando convidamos a Wolff Olins este ano para o abcDesign Conference, a designer Marina Willer, responsável por realizar o workshop, pensou numa proposta bem diferente do comum.

Com a bagagem que eles têm desenvolvendo o branding de instituições voltadas a causas sociais e ambientais (como Macmillan, Anistia Internacional e (RED), para citar algumas), Willer decidiu que esta era uma oportunidade de desenvolver um projeto para ajudar uma organização brasileira;

A escolhida foi a CooperYara, de São Paulo, uma pequena cooperativa de reciclagem, cujo principal trabalho é separar o lixo e vendê-lo como matéria-prima. Nada grande, como a Anistia Internacional, mas com um amor pelo trabalho que impressionou todo mundo que participou do workshop.

Dois dos fundadores da cooperativa, Carlos e Carla, não só contaram a história da pequena cooperativa e explicaram como acontece o processo, como eles abriram o coração e a cabeça para que os participantes pudessem entregar algo que verdadeiramente trouxesse valor àquelas vidas.

Quem pensa em reciclagem, geralmente lembra do lixo que jogamos fora, do desperdício que ainda existe, na sustentabilidade e tantos outros fatores que nos motivam a incentivar esse tipo de instituição. No entanto, um aspecto pouco comentado foi o que mais marcou os que ouviam as histórias da CooperYara.

Lá, não se recicla apenas lixo. Recicla-se vidas, porque a maioria das pessoas que trabalha lá saiu de vidas complicadas e sofridas atrás de uma oportunidade honesta de trabalho. E é emocionante o orgulho com o qual eles falam do trabalho deles.

Essas histórias de vida inspiraram muitos projetos bonitos, mas no final, Marina quis escolher um para ser aplicado na prática. A identidade final é esta que vocês estão vendo, que teve desenvolvimento inicial durante o workshop e foi finalizada pela Wolff Olins.

Os projetos apresentados são apenas alguns exemplos de como pode ser a aplicação, porque agora a fase é de desenvolver de verdade esses materiais, folders, site, papelaria, uniformes, comunicação e tudo o mais que ira ajudar a CooperYara a fazer ainda melhor seu trabalho. E, claro, eles aceitam voluntários dispostos a ajudar com um pedacinho. Então, se você quiser contribuir com suas habilidades e montar algum material, pode entrar em contato conosco imprensa@abcdesign.com.br e a gente retransmite o pedido para o pessoal que está coordenando o projeto.

Reciclar o lixo é fácil. Que tal reciclar também uma empresa social e as vidas das pessoas que nela trabalham?

 

 

Se você quiser saber o que a Marina Willer achou disso tudo, confere lá no blog da Wolff Olins

Compartilhe: