A Moving Brands é uma agência de branding que vale a pena acompanhar. Recentemente eles apresentaram na revista Viewpoint um projeto-conceito para o Wikipedia, cujo resultado pode ser um caminho muito interessante para a marca.

O Wikipedia é um dos 10 mais importantes sites do mundo e o único entre eles que não visa lucro. Embora seja muito acessado, a agência avaliou que o Wikipedia possuía vários pontos fracos: uma marca fraca, seguidores sem muita paixão pela organização e falhas ao comunicar sua própria história. “Estava claro que nosso papel na definição da marca era dar mais proeminência à sua incrível história e seus benefícios”.

A Moving Brands começou determinando o caráter e o comportamento que deixariam evidente o papel do Wikipedia como uma enciclopédia global, ubíqua e que contribui na conservação do conhecimento mundial. “Olhamos para a arquitetura da marca e quisemos pensar em como seus outros 8 sites “irmãos” (Wikimedia, Wikitionary, Wikinews, Wikiquote, Wikicommons, Wikispecies, Wikiversity) poderiam ser melhor integrados para aumentar o potencial do Wikipedia como fonte de aprendizado”.

A marca é flexível e se adapta dependendo dos sites do Wikipedia em que o termo procurado aparece. No vídeo dá para entender como aconteceria em tese as mudanças no logotipo.

Compartilhe: