Todos os nossos palestrantes do abcDesign Conference são profissionais muito bem cotados, mas de todos o mais conhecido sem dúvida é a Paula Scher, que quase dispensa apresentações (quase, vamos falar dela com detalhes em alguns dias).

Primeiro vamos conhecer melhor os outros dois ilustres convidados, começando por Lorenzo Apicella.

lorenzo-apicella-peq

Apicella nasceu em Ravello na Itália, mas viveu sua vida acadêmica em Londres, onde ele formou-se na Nottingham University e na Royal College of Art.

Contudo, um dos seus primeiros empregos foi em Houston, EUA, projetando arranha-céus junto com o famoso escritório Skidmore Owings and Merrill. Depois de alguns anos, Apicella voltou para Londres e mudou completamente de área. Foi para um escritório pequeno onde passou a projetar casas.

Pouco tempo depois, em parceria com um amigo, passou a desenhar interiores, sendo posteriormente contratado pela empresa Imagination, onde começou a trabalhar com ambientes comerciais, grandes  exposições e lançamentos de produtos.

Deu para perceber que Apicella já fez de tudo um pouco nesta vida, e essa mistura de trabalhos o acompanha até hoje. “Eu sou igualmente interessado em arquitetura urbana como na arquitetura de um móvel ou de um evento, que é transitório. Eu não me considero especializado em nada, mas, sim, extremamente interessado em arquitetura. Entrar para o Pentagram pareceu uma extensão natural desse meu amplo interesse”.

O convite oficial para se unir ao Pentagram veio em 1998. Tudo começou quando o Apicella Associate (escritório dele na época) foi convidado para uma concorrência para desenvolver o prédio de pesquisa da Adshel, empresa de mobiliário urbano. “Na minha pesquisa, eu entrei em contato John Rushworth (que fez a identidade visual da marca) e o Kenneth Grange (que desenvolveu os produtos, ambos sócios do Pentagram) para entender a natureza dos negócios da empresa. Nos demos muito bem e eu, na sequência, ganhei concorrência. O prédio ficou pronto logo depois de eu me unir ao Pentagram”.

É engraçado que ao ler depoimentos dos sócios do Pentagram, todos parecem compartilhar de uma mesmo ideal, de uma mesma filosofia de trabalho, que é, em essência, o motivo de eles acabarem se unindo sob uma mesma marca. “Todos nós acreditamos na mesma abordagem holística ao design. É o simples ideal da Bauhaus aplicado num contexto profissional”, conta Apicella.

E é exatamente essa filosofia que nos incentivou a trazê-los ao Brasil dando ao abcDesign Conference Pentagram o tema: Design Colaborativo, Criativo e Lucrativo. “Acreditamos que a criatividade e os negócios não precisam ser inimigos. Claro, pode ser mais fácil conseguir um sacrificando o outro, mas lutar para unir os dois, não comprometendo nem um nem outro, sem dúvida vale a pena”. No dia 14, vamos “destrinchar” os palestrantes para entender como isso acontece com tanto sucesso na prática

Apicella já deu uma dica: “Os nossos projetos começam mesmo com eu e John [Rushworth] falando sobre o que faz dele especial, o que temos de diferencial no projeto. Antes de eu fazer qualquer imagem tridimensional no papel, eu preciso entender qual é a essência, o tom de voz da marca. Eu não posso fazer o meu trabalho sem entender o dele e vice-versa”*.

E é essa interação entre arquitetura e design gráfico é o que inspirou o workshop que Lorenzo vai ministrar no dia 13. A proposta do arquiteto é levar o grupo para as ruas de São Paulo para explorar como design gráfico e arquitetura gera uma única e dinâmica intervenção nas supercidades. “Eu pretendo explorar maneiras de marcar e pontuar gateways dentro da cidade de São Paulo. Para fazer isso vou falar de ideias bi ou tridimensionais de fácil execução, que podem ter um impacto imediato, mas que também podem evoluir com o tempo. Eu também gostaria de ver como esses gateways podem conscientemente se relacionar para marcar a identidade da cidade, tanto para pessoas que estão entrando como saindo de sua “órbita””.

Interessou?

Saiba mais sobre os workshops (preços e horários aqui).

Lembrando que os workshops acontecem no dia 13 de abril, e quem comprar o workshop está automaticamente inscrito para as palestras do dia 14.

*Citação em entrevista para o Be a Design Group.

Projetos feitos por Lorenzo Apicella:

 

Cabines para o avião da Virgin

Cabines para o avião da Virgin

Galeria para a marca Jimlar, de calçados, que faz inclusive os sapatos da Calvin Klein

Galeria para a marca Jimlar, de calçados, que faz inclusive os sapatos da Calvin Klein

Dentro da galeria são sete espaços para cada uma das marcas para qual a Jimlar produz

Dentro da galeria são sete espaços para cada uma das marcas para qual a Jimlar produz

 

Espaço expositivo para a Sonance, marca de equipamentos de áudio

Espaço expositivo para a Sonance, marca de equipamentos de áudio

Um dos projetos de Apicella que foram premiados

Um dos projetos de Apicella que foram premiados

Área interna de reuniões e encontros do Museu de História Natural de Londres

Área interna de reuniões e encontros do Museu de História Natural de Londres

Interiores para o Citibank. Uma das marcas que Paula Scher desenhou.

Interiores para o Citibank. Uma das marcas que Paula Scher desenhou.

 

Arquitetura da exposição marcando o 105° anivesário da Harley Davidson, mostrando as motos customizadas...

Arquitetura da exposição marcando o 105° anivesário da Harley Davidson, mostrando só motos customizadas...

Predio da Adshel, que incentivou a entrada de Apicella no Pentagram

Prédio da Clear Channel.

 

E prédio para a a Adshel, que incentivou a entrada de Apicella no Pentagram

E prédio para a Adshel, projeto que selou a entrada de Apicella no Pentagram

Todas as fotos são de propriedade do Pentagram e foram usadas com a devida autorização.

Compartilhe: