Um dos grandes destaques do Cannes Lions 2012, que se encerrou no último sábado, 23, foi o volume de campanhas de responsabilidade social figurando entre as premiadas em todas as categorias do festival. São peças muito bem pensadas e executadas que geram um grande impacto na audiência. Conheça algumas delas.

“The return of dictator Ben Ali”

Após anos sob o poder do ditador Ben Ali, a Tunísia estava para ter sua primeira eleição livre. Contudo, a poucos dias da votação, apenas 55% das pessoas pretendiam ir às urnas.

Veja como a Memac Ogilvy Tunisia pensou numa ação eficiente e de baixo custo.

“I have already died”

A ALS Foundation, da Holanda, precisava arrecadar donativos para ampliar as pesquisas pela cura da ALS, doença do sistema nervoso que faz com que os músculos do portador atrofiem um a um. Em menos de três anos após o diagnostico, o paciente falece. Ironicamente, essa é uma das razões pela qual a indústria farmacêutica não investe na busca pela cura.

Dadas essas circunstâncias, a agência holandesa Publicis teve uma ideia para aumentar as doações. Confira no vídeo (legendado em inglês)


 

 

“Every 18 seconds somebody dies of Aids”

A Aids faz 1752 vítimas fatais por dia; isto significa que uma pessoa no mundo morre vítima da doença a cada 18 segundos. A agência alemã Kempertrautmann soube muito bem usar esse dado em sua campanha para o Dia Mundial da Aids. Assista ao vídeo de apresentação (em inglês):