É verão no hemisfério norte e isso é sinônimo de praia e cuidados com a pele frente à exposição ao sol. Sei que esse começo parece uma matéria sobre saúde, mas, na verdade, ela tem muito mais a ver com a criatividade e cultura.

Na China, o pessoal arrumou um novo método de proteger a pele sem o uso de filtro solar. O que eles fazem é utilizar roupa por todo o corpo e cobrir o rosto com capas coloridas, que levam o nome de Face-kini. Para comprar, não custam mais do que $5 USD. Mas, muitos dos turistas ou nativos que vão a praia de Qingdao confeccionam suas próprias máscaras com tecidos de roupas velhas.

Esse costume de cobrir o rosto não tem tanto a ver com a super exposição aos raios cancerígenos UV, mas, sim, com o fato de que existem culturas, como a chinesa, que tem medo do bronzeamento. “Em muitas culturas, um bronzeado não significa saúde e prazer como é feito em propagandas ocidentais. Ao invés, isso tem sido visto como uma conexão com o trabalho ao ar livre e aos camponeses. Preservar uma pele pálida, de acordo com esse pensamento, implica que você tem uma vida de sucesso”, afirmou Bill Chappell, em artigo publicado no site The two-way.

Compartilhe: