O projeto de transformar galões de carregar água em vasos de couro é do designer holandês Pepe Heykoop, que ao longo do tempo desenvolve um trabalho sustentável com a população de áreas carentes da região de Mumbai, na Índia. O objetivo é tocar um workshop nas comunidades e, com isso, promover empregos significativos, crescimento e esperança aos necessitados, além de reutilizar materiais descartados pela população e indústria.

As técnicas utilizadas para reciclar os galões de aço inoxidável, conhecidos como Matkas, foram desenvolvidas em uma coleção anterior de Heykoop, a Skin Collection. O couro utilizado é de alta qualidade e faz parte do desperdício da indústria de móveis – que representa de 25% a 30% do material utilizado nas corporações.

O designer achou uma utilidade para o material por meio do patchwork, que permite o uso de retalhos para produzir um produto. Os Matkas de couro, que contém uma história pessoal e única de cada pessoa que confeccionou um vaso, “foram encaminhados recentemente para a produção e as receitas das vendas são parcialmente utilizadas para levar crianças de rua à escola”, afirmou a revista Dezeen.

Para realizar o feito, o holandês contou com a parceria do Tiny Miracles Foundation, um grupo que visa tirar uma comunidade carente da linha da pobreza e transformá-la em classe média dentro de dez anos.

Atualmente, os moradores do local estão empregados por Heykoop para fazer os vasos durante os workshops.

 

 

 

 

 

 

 

Via www.dezeen.com

Compartilhe: