Para entrar no clima de carnaval, vamos nos inspirar nas imagens de J. Carlos, chargista, ilustrador e designer gráfico brasileiro considerado um dos grandes representantes do estilo art déco nacional. Sem contar que ele foi letrista de samba e autor de teatro de revistas.

J. Carlos é conhecido por retratar a essência do Brasil do começo do século com um humor e um estilo muito próprio – o carnaval, seus foliões, as melindrosas, e até mesmo os políticos. Ficou conhecido pela direção de arte das revistas O Malho e Para Todos, além de ter trabalho para O Tico Tico, Fon Fon, Careta, A Cigarra, Vida Moderna, Sei Tudo, A Revista da Semana e O Cruzeiro, mas sua obra é extremamente numerosa, calculada em mais de 100 mil ilustrações.

Segundo o Wikipedia, ele foi convidado por Walt Disney para trabalhar em Hollywood. Ele recusou, mas mandou um desenho que serviu de inspiração para o Zé Carioca!

Por meio de apoio do programa Petrobras Cultural, uma equipe coordenada por Cássio Loredano (que lançou o livro Bonde e Linha – Um perfil de J. Carlos) e Julieta Sobral (que escreveu O desenhista invisível, onde ela fala sobre o lado designer do artista) escanearam o acervo das revistas O Malho e Para Todos, disponibilizando o material online, para quem quiser uma perspectiva mais completa desta época. E o site http://josecarlosdebritoecunha.wordpress.com/ reúne várias obras de J. Carlos, mas confesso que é um dos sites mais confusos que já vi na minha vida!

Aliás, senti falta de um registro mais consistente da vida e obra deste grande artista brasileiro, o que deixa a brecha para uma belíssima pesquisa!

Enquanto isso, fiquem com algumas das ilustrações de J. Carlos para inspirar a um carnaval cheio de charmoso e com o espírito folião de outrora!

Compartilhe:
  • 30
    Shares