ABCDESIGN > MATÉRIA-PRIMA DA CRIATIVIDADE

Não tem como não reclamar de (alguns) clientes e atendimento, então, muita gente criou blogs para isso!

Piores briefings do mundo, por exemplo. http://pioresbriefings.tumblr.com/

untitled-2

Em inglês tem o Clients From Hell http://clientsfromhell.net/

untitled-3

E a minha melhor descoberta do dia, o blog do David Thorn (http://www.27bslash6.com/), em que ele mostra seus emails trocados com os clientes mais estapafúrdios, pra não dizer outra coisa…

untitled-1

É dele a história da Missy, o gatinho perdido de uma secretária muito triste que pede a ele um pôster pra ajudá-la a achar o bichano. (se não leu, leia! vale  cada minuto – em inglês!)

untitled-4

Vocês tem mais dicas de sites para reclamar de clientes?

Edit: tem também o Clientes do inferno http://www.clientesdoinferno.com/

untitled-13

A dica do David foi daqui.

abcDesign

Matéria prima da criatividade

2 Comentários

  1. Jadson Dantas disse:

    Sinceramente, entrei p ver esse post pensando q era algo útil, mas acho isso a pior besteira.
    É claro que, as vezes (ou sempre), ouvimos alguns absurdos dos nossos clientes, requisições pitorescas mas, e daí? Nós, designers, somos os profissionais que devemos não somente solucionar essas questões para o cliente como tb esclarecê-lo, ajudá-lo. Ao invés de fazer queda-de-braço com o cliente é necessário se aproximar + dele, entender do seu negócio, do cliente dele e o porquê ele tomou determinada decisão. Saber discernir se ele está avaliando/solicitando com base em questões pessoais ou questões estratégicas. É necessário saber negociar, argumentar. Com certeza se vc entender o cliente, evidenciar p ele que o compreende e apresentar as melhores soluções para ele os egos ficarão de lado, é claro que toda regra tem exceção, neste caso seja paciente e é necessário gastar o tempo procurando entendê-lo +, do que criar posts contra os mesmos – o que é anti: ético, profissional e etc.
    Se fosse assim, haveria um monte de médicos reclamando da sociedade, seus clientes, que estão doentes pq fumam, pq n faz exercícios, porque se alimenta mal, pq bebem d+ e etc. Isto tb é controverso, porém comum…

    • abc disse:

      Com certeza jadson, concordo com vc quando diz que devemos trabalhar junto, discernir decisões, se aproximar. Publiquei esses sites com a intenção de mostrar histórias divertidas, situações pitorescas e algumas coisas até absurdas que acontece com o profissionais, mas visando mais a diversão mesmo. Afinal, tem coisas que só o designer vai entender e achar engraçado nessas situações. Mas agradeço seu comentário e sua opinião, ela é muito válida e realmente os designers devem rever a forma como lidam com essas situações com os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>