ABCDESIGN > MATÉRIA-PRIMA DA CRIATIVIDADE

“Vocês estão subindo e a gente [da Europa], descendo. O Brasil está explodindo de ideias e pode fazer muito com elas”, disse Luigi Colani, mais uma grande referência do Design mundial que visita o Brasil a convite da abcDesign.

Nos últimos dias 20 e 21, Luigi Colani e Ellen Lupton, também reconhecida e estudada em todo o globo, estiveram no Brasil para o ABC | X, evento promovido pela abcDesign, com patrocínio da Bookman e da Panamericana Escola de Arte e Design, instituição que também sediou o evento.

Colani, aclamado como fundador do Biodesign, conta com um portfólio de mais de 6000 trabalhos, que envolvem desde simples invenções a criações revolucionárias. De desenhos de fones de ouvido a projetos de naves espaciais.

O multidesigner alemão trouxe em sua bagagem a experiência de 84 anos de vida e 60 anos de carreira. Tanto no seu workshop, onde Colani passou um dia inteiro com os participantes em atividades e discussões acerca de seu portfólio,  como em sua palestra, onde o designer apresentou à plateia seus principais projetos e respondeu a dezenas de perguntas, o gênio alemão revelou sua personalidade forte, seu jeito excêntrico e a fonte de suas ideias. “Tudo que fiz é apenas 10% Colani. As pessoas chamam de Biodesign, mas na verdade trata-se de ‘Goddesign’; 90% do que compõe minhas peças vem lá de cima”, revelou o professor Colani, como gosta de ser chamado.

Já Ellen Lupton chegou com todo seu conhecimento em teoria e prática do Design Contemporâneo. A autora de dezenas de livros da área surpreendeu a todos no workshop com sua vocação para ensinar. A teórica acompanhava cada participante, de mesa a mesa, no desenvolvimento das atividades práticas que preparou especialmente para o evento. Em sua palestra, Ellen se revelou uma talentosa contadora de histórias e abordou o Design Thinking com humor e profundidade. “O Design pode ser sim uma forma para melhorarmos o mundo à nossa volta”, enfatizou Ellen enquanto argumentava que os designers podem usar seu conhecimento para resolverem problemas globais.

“Sem dúvida, um evento que traga gigantes como Ellen Lupton e Luigi Colani para o Brasil tem muita relevância para o mercado criativo nacional. São pessoas que inspiraram nossas vidas e carreiras. A equipe abcDesign, com o grande apoio e parceria da Panamericana e da Bookman, sente orgulho pela possibilidade de promover um ambiente que inspire criatividade nas pessoas.”, comentou Wilgor Caravanti, diretor executivo da abcDesign.

 

Ericson Straub, editor chefe da abcDesign e Wilgor Caravanti, diretor executivo, recebem Colani.

Todos os participantes acompanhavam cada traço de Colani desenhando.

No workshop de Ellen Lupton, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver ícones de apps para smartphone ao lado da designer.

abcDesign
abcDesign

Matéria-prima da criatividade. | imprensa@abcdesign.com.br

1 comentário

  1. ana disse:

    ponha meu nome na lata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>