Vi no Design.nl o projeto Eye Writer, de Zach Lieberman, um sistema de baixo custo e open source que permite que pessoas com paralisia desenhem.

Quem incentivou Lieberman a criar o Eye Writer foi o grafiteiro Tony Quan – aka Temptone – (na primeira foto). Ele sofre de uma esclerose que o deixou quase que completamente paralisado, podendo mover só seus olhos.

p1060622eye-writer4eye-writer1
O dispositivo combina um sensor para seguir os movimentos dos olhos com um software que lê os movimentos. Depois de terminado o desenho, ele vai para um endereço virtual de onde pode ser feito o download e projetado em uma superfície em qualquer parte do mundo.

Zach Lieberman está trabalhando no projeto junto com membros da Free Arte Technology (FAT), Openframeworks, o Graffiti Research Lab e o Ebeling Group, e ele espera desenvolver um network profissional entre pessoas que desenvolvam hardwares, softwares, artistas urbanos e pessoas com esclerose de todo o mundo para criativamente se conectarem e fazer arte. Vale a pena dar uma olhada no vídeo para ver como funciona o aparelho.

The Eyewriter from Evan Roth on Vimeo.

Não é uma iniciativa linda?

eye-writer3

eye-writer2

Compartilhe: