Nada News, criado por Pepe Medina. Imagem Newspaper Club

Provavelmente fazer um projeto de design de jornais não é o sonho de muitos designers e nem mesmo jornalistas, já que é uma mídia que aparentemente está morrendo. No entanto, muita gente ainda gosta e lê jornais. O Metro, por exemplo, encontrou uma fórmula certeira: é gratuito e consegue se pagar por conta dos espaços publicitários mais acessíveis que nos jornais mais “tradicionais”.

No entanto quem disse que jornal tem que ser só de notícias?

Considerando isso, o escritório de design inglês Really Interesting Group resolveu montar um projeto chamado “Things Our Friends Have Written on the Internet“, em que eles montaram um jornal com com notícias relacionadas a design (e algumas brincadeiras à parte). A ideia deu super certo e rendeu um negócio, que eles chamaram de Newspaper Club, uma empresa especializada em impressão de jornais.

Com ela, as pessoas podem montar diretamente seu jornal ou enviar o arquivo em PDF, escolher a quantidade de copias e para onde deve mandado. Eles entregam na Europa, América do Norte e Austrália e, claro, quanto mais distante o país, mais dias demora para chegar. Os custos, assim como em qualquer gráfica, variam de acordo com a quantidade de cópias.

Diferente do que se poderia imaginar, os jornais que têm saído não são nada feios. Pelo contrário, têm resultados lindos para se inspirar. Tem jornal só de ilustração, de história, feito especialmente para eventos, literários, um especial sobre trufas, outro sobre felicidade e até os bons e velhos noticiários. É possível ver o que sai no Flickr deles, no grupo que eles criaram ou no link Newsagent, onde sai uma seleção dos melhores.

Achei o projeto genial e se tivesse este serviço no Brasil eu começava minha “Gazeta das Boas Notícias”, um jornal só com notícia para deixar as pessoas felizes.

Compartilhe: