Open source é um termo com o qual estamos cada vez mais habituados, pois já é bem comum o desenvolvimento colaborativo, em especial de softwares. Agora, o designer israelense, Ronen Kadushin, é um dos profissionais que quer abranger esse conceito também ao design de produto.

Para isso ele criou a rede “Open Design“, onde ele posta projetos seus sob a licença do “Creative Commons“, ou seja, as pessoas são livres para baixar, customizar e mandar produzir os produtos, desde que não seja para uso comercial.

No Open Design Manifesto, Kadushin explica que sua motivação é rever o ciclo de produção atual, “escravo” de alguns atores do processo. “Na cultura atual, orientada para o mercado, designers industriais se comprometem a fornecedores com o objetivo de desenvolver seus projetos. Esses fornecedores, com o poder de controlar todos os aspectos do produto, são os ‘guardiões da criatividade no design’, decidindo quais produtos e como eles vão estar disponíveis para os consumidores”.

Para quebrar esse ciclo, Kadushin apostou no maior acesso a tecnologias. Os dois critérios para o projeto ser postado no Open Design é que ele seja apresentado em formato CAD e que ele possa ser produzido diretamente do arquivo em uma máquina CNC (Computer Numeric Control, em português Controle Numérico Computadorizado) sem precisar de nenhuma ferramenta especial.

Os produtos que ele disponibilizou são todos feitos a partir de uma chapa de alumínio e montados com encaixes e dobras. Não parecem ser exatamente as cadeiras mais confortáveis, mas, segundo o designer, o objetivo principal do Open Design são mesmo os desdobramento que podem surgir em cima deles. “Um dos caminhos naturais, por exemplo, é que novos produtos e serviços surjam dessa rede de designers, fornecedores, consumidores e revendas”.

A tempo, um bom exemplo que confirma a tendência é a CupCake CNC, uma impressora 3D open source com custo muito abaixo do geral.

Os modelos colaborativos certamente vieram para ficar e o mercado segue trabalhando para se adaptar a eles!

Alguns dos trabalhos do Open Design. Para baixar, basta clicar nas setinhas ao lados das fotos aqui:

kadushin-vague-2-l

kadushin-flatveld-2-l

kadushin-simpleton-2-l

kadushin-graffiti-4a-l

flatknot-empty1

A linha Outliners também é bacana, mas não faz parte do Open Design. Também é trabalhada em cima de corte a laser a partir de uma única peça, algo que pode baratear o processo e otimiza o uso de material.

twirlronen


Aqui ele falando do Open Design e do Iphone Killer

Ronen Kadushin: Open design and the iphone killer from robertanderson on Vimeo.

Aqui ele mostrando as cadeiras na abertura de uma expo.

“Recent Uploads” – Exhibition Opening from annika. on Vimeo.

Compartilhe: