O Castelo de Neuschwanstein é um dos mais icônicos castelos do mundo, situado na cidade de Hohenschwangau, na Alemanha, a sua construção foi iniciada em 5 de setembro de 1869 a mando do rei Ludwig II da Baviera, popularmente reconhecido por não bater muito bem da cabeça. O resultado, é claro, foi um castelo completamente fora dos padrões convencionais.

Primeiramente, ao invés de contratar um arquiteto para desenhar o projeto do castelo, Ludwig II contratou um designer especialista na criação de cenários para peças de teatro, Christian Jank, o que explica toda a natureza fantástica a qual o castelo é ambientado. Depois de pronto o desenho, o arquiteto Eduard Riedel foi o responsável por garantir a arquitetura da construção do castelo em uma região peculiar, entre montanhas. Mais tarde, outros dois arquitetos foram envolvidos, Georg Dollman e Leo von Klenze.

Outra peculiaridade é o estilo medieval do Castelo, construído no período industrial da segunda metade do século XIX, as características românticas presentes na arquitetura e no interior do castelo são anacrônicos e, diga-se de passagem, maravilhosas! Estas características são tão fascinantes que serviram de inspiração para a criação do Castelo da Cinderela, o principal símbolo dos Estúdios Disney.

Ludwig II, é conhecido por ter sido uma pessoa excêntrica, seus hábitos e características nunca foram muito convencionais e populares: trocava o dia pela noite, não ligava para guerras e investia todo o dinheiro da família real em projetos artísticos e arquitetônicos, o que resultou na sua impopularidade.

Para conhecer mais sobre o rei, acesse o site do castelo :)

CasteloNeuschwanstein

O nome Neuschwanstein é uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, do personagem Lohengrin , um dos cavaleiros da Távola Redonda.

 

 

 

 

Compartilhe: