O Encontro Nacional de Estudantes de Design – N Design para os íntimos – é um evento sem fins lucrativos de caráter científico, político, acadêmico e cultural, realizado anualmente desde 1991. Devido ao volume de participação dos estudantes nos eventos de desenho industrial, surgiu a iniciativa de buscar um fórum próprio anual direcionado para os interesses estudantis. Em outubro de 1990, paralelamente à Bienal de Design em Curitiba, surgiu o Pré- ENED que reuniu estudantes para deliberar sobre a realização do 1º Encontro Nacional de Estudantes de Design. No ano seguinte, no Rio de janeiro, houve o 2º Pré-ENED, em dezembro, onde foi aprovada que Curitiba sediaria o que viria a ser o 1º N Design, com o objetivo de criar um espaço para o encontro de todos os estudantes de Design do país, e assim promover discussões, troca de ideias e geração de soluções para as questões relativas ao mundo do Design.

Em 19 anos de realização, o N Design conseguiu se consolidar como um dos maiores eventos em toda a América Latina, tornando – se referência de qualidade na área de Design. A primeira e a oitava edições foram realizadas em Curitiba-PR e as demais ocorreram em cidades das várias regiões brasileiras. No ano de 2007, em Florianópolis-SC, atingiu-se o maior número registrado de participantes, totalizando 4532.

Para entender melhor o que é N Design, confira este vídeo:

E hoje?

Hoje, o N Design é organizado para propiciar aperfeiçoamento pessoal, networking, disseminação de conhecimento e integração à comunidade brasileira de Design. Raras são as oportunidades de unir tão grande número de culturas em um ambiente focado na produção de conteúdo, difusão cultural e no intercâmbio de experiências. Isto acontecerá através da interação entre os participantes e do contato com profissionais. Além de promover o crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, contribui – se para a formação de cidadãos, deixando-os mais conscientes da importância do Design no país como fator de desenvolvimento social.

O N 2010 Imersão em Curitiba

Pronto pra mergulhar? Imersão, é a dedicação intensa de um indivíduo a determinado assunto. O tema visa um vínculo maior entre o participante e o evento, resultando em uma integração e uma interação satisfatória entre as partes. Os formatos tradicionais dos eventos já conhecidos foram adaptados para melhor atender a nossa proposta, a fim de atingir os objetivos. Por isso, será disponibilizada uma Cidade Evento, na Universidade Positivo, que terá todas as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades com o máximo de comodidade para o participante do evento.

Onde vai ser?

A Universidade Positivo é, em contrato fechado, realizadora do N2010 em conjunto com a Conde. A Conde Curitiba tem grande prazer anunciar que o N Design Imersão 2010 terá à disposição umas das melhores infra-estruturas do Brasil para realização do evento, podendo acolher de maneira adequada e com qualidade, todos os participantes previstos. Durante todo o evento, estarão disponíveis, entre outros:

  • Teatro Positivo – Grande Auditório: O maior teatro do Paraná, com 2.400 poltronas;
  • Teatro Positivo – Pequeno Auditório: Com 714 poltronas;
  • 6 Auditórios: Com capacidade total para 1700 pessoas;
  • Salas de aula, laboratórios e oficinas;
  • Locais para Exposições e Centro de Convivência;
  • Ginásio para praça de alimentação, Ginásio Poliesportivo com chuveiros e água quente.

Além do campus da Universidade Positivo,o N Design Imersão 2010 conta ainda com a estrutura do Alojamento, instalado na Chácara do IPC (Instituto Paranaense de Cegos). O Alojamento será em um espaço fechado, coberto por tendas e abrigará espaço para lanches e bebidas, garantindo um maior conforto aos participantes do evento. Antes e depois da realização do evento a Conde Curitiba irá realizar benfeitorias na Chácara do IPC, órgão que se sustenta através de locações de quadras esportivas.

Oh que lindo o campus da Universidade Positivo!

Oh que lindo o campus da Universidade Positivo!

O CONE Design

A necessidade crescente de representação dos estudantes diante da sociedade, fez com que, em 1996, fosse criado o Conselho Nacional de Estudantes de Design. O Cone Design é uma associação estudantil, apartidária e sem fins lucrativos que representa os estudantes dos cursos superiores de Design do Brasil, sendo sua principal função promover o Design estimulando o estudo, a análise e a discussão na área; lutando pelo aprimoramento do ensino superior de Design brasileiro. As iniciativas do Cone Design são realizadas pelos próprios estudantes e tem como principal objetivo integrar todos os futuros profissionais estimulando a discussão na área. A estrutura inicial criada foi uma instituição administrada por uma Secretaria Nacional e cinco Secretarias Regionais: Sul; São Paulo; Rio de Janeiro e Espírito Santo; Centro-Oeste e Minas Gerais; Norte e Nordeste. Em 2004, o Cone Design deixou de ter uma Secretaria Nacional centralizada em uma única Instituição de Ensino e passou a contar com um modelo de Secretaria Nacional Descentralizada. Durante o 16º N Design, em Brasília, em julho de 2006, o modelo atual de apresentação do Cone Design foi aprovado, sendo implantado em caráter experimental para seu registro jurídico realizar-se no primeiro Cone Design de 2007, em Florianópolis, Santa Catarina, procurando firmar – se nas Entidades de Base e em seus encontros, fortalecendo ações locais, a representatividade e a atuação no cenário nacional.

Veja mais em:

http://www.conedesign.org.br

Quem você irá encontrar no N 2010?

Além de muitos participantes com história pra contar e idéia para trocar, o N Design Imersão contará com convidados ilustres do mundo do design como:

Billy Bacon – Designer

www.bolddesign.com.br

Trabalha na Bold Design em São Paulo e foi professor da Raffles Design Institute em Xangai, China.

Rafael Grampá – Ilustrador

http://furrywater.wordpress.com

Autor de histórias em quadrinhos. Ganhador do prêmio o EISNER AWARDS 2008.

Ken Fonseca – Designer

Integrou a equipe do Centro de Design do Paraná, de 2000 a 2005, fez parte da Comissão Organizadora do primeiro N

Paulo Biacchi – Designer

www.fetichedesign.com.br

Diretor de Criação da Fetiche Design. Ganhou o XV Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, trabalhou em Milão com o Arquiteto e Designer Gianni Pareschi.

Kleber Puchaski – Designer

http://feel-the-future.com

Kleber Puchaski é PhD em Vehicle Design pelo Royal College of Art (2008), Mestre em Design and Branding Strategy pela Brunel University (2004), ambos na Inglaterra. Faz parte do grupo global de design research, Reach

(www.globaldesignresearch.com)

Dijon de Moraes – Designer

Ph.D. em Design, obteve seu título de Doutor junto à Universidade Politécnico de Milão, Itália. É autor do livro Limites do Design (1997), professor doutor da Escola de Design da UEMG, Vice-Reitor da UEMG, membro do colegiado da REDEMAT.

Bas Raijmakers – Designer

http://www.basraijmakers.nl

É PhD em Design Interactions pela Royal College of Art, Londres (2007), e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de Amsterdam (1990). Também faz parte do grupo global de design research, Reach.

Manoel Coelho – Arquiteto

http://www.mcacoelho.com.br

Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com vários projetos e recebeu várias premiações destacando-se o Prêmio pelo Conjunto

da Obra no XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer.

Ivens Fontoura – Professor

Criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em design de móveis do Brasil. Já foi presidente da Associação Nacional de Designers e da Associação Latinoamericana de Design

SIE

Tendo como foco o Projeto Verde, um dos objetivos da proposta da Conde Curitiba para o N Design Imersão, a Conde Curitiba começou a pensar em novas soluções para substituir produtos gráficos e desperdício de materiais dentro de um evento de Design e se viu inserida em projetos que envolviam novas tecnologias e propostas inovadoras.

O SIE – Sistema de Informações ao Encontrista – tem como principal objetivo integrar o usuário a todos os meios de informação do evento, tais como o Sistema de Inscrições Integrado, o Sistema de Wayfinding Interativo, a Sinalização do evento e os Mini-eventos. Outra novidade são as Ilhas de Interação, onde estarão à disposição informações sobre as atividades, locais de realização e um breve resumo sobre cada gestor. Com isso o participante do evento poderá estar sempre informado, saber exatamente quantas horas aproveitou do encontro, não perder o rumo para as atividades, mas sim encontrar novos caminhos pela sinalização, criar e divulgar Mini-eventos e interagir ainda mais com os outros participantes.

Inscrição

A inscrição básica consiste em um pacote para participar das atividades propostas em todos os dias do evento, de 11 a 18 de julho de 2010, dentro do espaço da Universidade Positivo. Vale lembrar que as atividades podem lotar, logo não pode-se garantir vagas em todas elas! Analise todas, priorize e não se atrase!

Existem três lotes de inscrições que serão online e relativos a uma progressão de tempo e quantidade de inscritos por etapa. Neste momento o N está no seu terceiro e último lote de inscrições, com a inscrição básica no valor de R$ 105,00.

Você ainda não fez a sua inscrição?

Corra lá! As inscrições do N Design Imersão 2010 vão até dia 28/06 ou até acabarem as 2.000 vagas do terceiro lote!

Você ainda não pagou sua inscrição?

Corra lá! Só é garantida sua vaga se você efetuar o pagamento do boleto emitido no final de sua inscrição!

Faltam poucos dias para o N DesignImersão 2010!

Visite o site www.ndesign.org.br e confira mais novidades sobre o encontro. Não se esqueça de se inscrever, as vagas são limitadas!

Compartilhe: