No futuro, qualquer pessoa poderá projetar hologramas através de um smartphone, médicos serão capazes de analisar a saúde de um coração sem ao menos tocar no paciente, ainda será possível reviver artistas em espetáculos fascinantes. Este futuro é o agora, é a tecnologia aliada ao design.

Esses exemplos podem até parecer algum roteiro de ficção científica futurística. Mas a holografia está presente nos mais diversos âmbitos, da ciência às artes e pode ser reproduzida através de inúmeras plataformas, inclusive as mobiles. Independente da aplicação, o princípio é o mesmo: a incidência de uma única fonte de luz em um filme hipersensível.

Esta descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Física ao húngaro Dennis Gabor no ano de 1971. O que moveu seu estudo relacionado à utilização da luz, foi a necessidade de melhorar a nitidez das imagens geradas por microscopia eletrônica, que eram desfiguradas por conta das lentes utilizadas no aparelho.

Desde a criação de Gabor, o avanço tecnológico tornou este estudo mais acessível. Visando a sua democratização, o Cafundó Estúdio Criativo desenvolveu o DIY Hologram, um projeto que permite que qualquer pessoa construa uma base piramidal de acetato e simule hologramas pelo celular. A reprodução holográfica é simples, são quatro vídeos gravados separadamente em ângulos diferentes que são compilados e reproduzidos de uma só vez.

Para o CEO do Cafundó, a holografia será corriqueira. “O futuro desta tecnologia é invadir o cotidiano das pessoas, seja em mídias digitais, em aparelhos eletrônicos ou na publicidade”, afirma Leonardo Minozzo. Empresas como a Microsoft e o Digital Nature Group estão desenvolvendo estudos referentes a percepção sensitiva ao toque  na holografia, o que permitirá  interações ainda mais intrínsecas entre humanos e hologramas.

Você vai precisar de:

1 folha de acetato, tesoura e fita adesiva

diyhologram_sheet_cafundo

Passo a passo

  1. Recorte a página do molde;
  2. Fixe a folha de acetato sobre o molde e recorte-a nas linhas pontilhadas;
  3. Dobre as linhas pontilhadas;
  4. Cole as laterais com a fita adesiva, formando uma pirâmide;
  5. Coloque a pirâmide sobre o celular e dê o play no vídeo.

Assista ao vídeo, monte a sua pirâmide e presencie o futuro:

Compartilhe: