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Depois

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Antes

 

Interessante receber um press release completinho sobre a implantação de uma nova marca como da Peugeot. Pela primeira vez vamos mostrar algo sobre isso, não tanto porque é um projeto gráfico revolucionário ou de excelente (nem péssima) qualidade. Não é isso que está em julgamento aqui.

É mais uma breve reflexão (nada de fazer uma bíblia) sobre reformulações de identidade de marca baseada em uma experiência pessoal de uma pessoa fazendo curso de branding.

“Revelar o que torna a Marca única: a Peugeot alia exigência e emoção de forma exclusiva, e é nesta alquimia que se baseia a sua capacidade para uma permanente renovação”. Comentário: quantas marcas baseiam seu diferencial nestes mesmos princípios de qualidade, sentimento e exclusividade? Além disso, é um tanto vago, emoção, mas que emoção?

Segundo, mania que se tem hoje em dia de fazer logo com efeito 3D, bevel, volume, e dizer que é para passar sensação de tecnologia e modernidade. Vide a nova identidade visual da Aol. para ver que isso não é verdade.

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Em terceiro, mais do que dar uma melhorada no logotipo e ter novos códigos visuais, um projeto novo de identidade de marca (que tenha verdadeiramente um intuito de mudar mais significativamente a visão dos consumidores em relação a determinada marca) depende da forma como ela vai agir em todos os pontos de contato com o consumidor. Porque a identidade de marca não se resume a visual, mas são seus atributos que a tornam especial para o consumidor. Quem sabe, explorar questões como as descritas a seguir – no próprio texto da empresa – tenham mais eficiência:

Vencer o desafio ambiental: a Marca tem investido de forma contínua em diversas tecnologias para responder às necessidades de mobilidade, sem deixar de lado o prazer de condução. Assim, prossegue na melhoria do rendimento dos motores térmicos e desenvolve soluções de ruptura. A exemplo disso, a Marca lançará, em 2010, um veículo elétrico, o iOn. Em 2011, introduzirá no Peugeot 3008 a tecnologia híbrida diesel, designada por HYbrid4, e o sistema de micro-hibridação e-HDi. Em 2012, será proposta uma versão recarregável da tecnologia híbrida;

– Desenvolver uma nova mobilidade: A Peugeot é a única Marca que apresenta uma oferta de mobilidade global, que inclui automóveis de passeio, veículos comerciais, scooters e bicicletas, além de uma vasta oferta de serviços, que apresentará avanço importante por meio da oferta Mu by Peugeot.

Uma oferta completa de mobilidade: MU by peugeot

Capitalizando sobre sua gama de automóveis, scooters e bicicletas, a Peugeot inova e propõe uma oferta inédita de serviços de mobilidade, a Mu by Peugeot.

Esta oferta original permite a cada pessoa, possuidor ou não de um automóvel, cliente ou não da Marca, ter acesso a um conjunto de serviços de mobilidade através de um cartão pré-pago e recarregável num site da internet.

O princípio é simples, o cliente carrega o seu cartão comprando diretamente no site da internet as unidades de mobilidade que poderá consumir de duas formas distintas:

1. Alugar produtos e acessórios da gama Peugeot:

– um automóvel (Coupé, CC, 3008) para sair num fim de semana;

– uma bicicleta para um passeio em família;

– uma scooter para facilitar o deslocamento na cidade;

– um veículo comercial para efetuar uma mudança;

– ou, ainda, um acessório para um trajeto específico: GPS, porta-bagagens de teto, etc.

2. Comprar serviços de um parceiro. Em ligação com uma plataforma de viagens, o detentor do cartão pode reservar um bilhete de avião, um quarto de hotel ou organizar uma viagem.

Este projeto termina com sucesso uma primeira fase desenvolvida em quatro cidades francesas e junto a cerca de 20 mil colaboradores do Grupo. Em dezembro de 2009, 27 locais parisienses implementaram o programa, entre os quais concessões automóvel, concessões da Peugeot Scooters e a Peugeot Avenue, vitrine da Marca na Champs Elysées. Está em curso o desenvolvimento do projeto nas grandes metrópoles europeias: Berlim, Roma, Londres, Bruxelas e Madrid, entre outras.

Com a Mu by Peugeot, a Marca tece uma nova relação com os seus clientes. É também um serviço que gera tráfego no ponto de venda para trazer novos clientes e, como tal, uma ferramenta de conquista para a Marca.

Agora, é esperar para ver como isso vai se desenvolver na prática.

E, então, alguém concorda? Discorda? Acrescenta?

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