Projetos DesignworksUSA. Interior para Boing Business

Projetos DesignworksUSA. Interior para Boing Business

 

A BMW Group DesignworksUSA é um escritório e consultoria criado em 1972 por Charles Pelly, e vendida para a BMW em 1995. Claro, o negócio foi feito porque eles são líderes estratégia em design, desenvolvimento de produtos premium e comunicação de marca.

A sede oficial do grupo é na Califórnia, mas eles possuem também escritórios na Alemanha e Cingapura. Embora o nome engane, eles não atende exclusivamente para a BMW e Mini, eles já trabalharam muito com Hewlett Packard, Whirpool, entre muitas outras, inclusive a Embraer.

Muito legal saber que quem comanda mesmo a que hoje é BMW Group Design WorksUSA é uma mulher, chamada Verena Kloos. Mas quem vamos poder conhecer de perto e ouvir falar sobre esse escritório, é Holger Hampf, diretor de produtos da DesignworksUSA, que vem à Brazil Design Week.

Holger Hampf. Foto @ContractDesign.com

Holger Hampf. Foto @ContractDesign.com

 

DesignworksUSA. Cafeteira para a Saeco.

DesignworksUSA. Cafeteira para a Saeco.

 

Holger, alemão, está na DesignworksUSA desde 1998, tendo assumido o posto de diretor em 2003. Ele foi o responsável por muitos grandes projetos da empresa, incluindo re-designs de linhas completas para a Heidelberg (de impressoras profissionais), HP, Microsfoft, Kyocera, interiores de avião entre muitos outros.

Numa entrevista ao site Contract Design Holger falou entre muitas coisas sobre os desafios e possibilidades do designer atualmente:

Quais os grandes desafios dos designers hoje?

O principal é não abordar o projeto com o objetivo único de criar uma “coisa”, mas, sim, pegar o contexto em consideração e pensar de maneira holística. Designers também precisam reaprender o design “minimalista”. A premissa “menos é mais” é mais válida hoje do que nunca.

Como você prevê a mudança do design no futuro?

Vejo o design como uma disciplina que tem uma função muito mais importante em termos gerais. Se os designers conseguirem eliminar os limites que são tipicamente associados com o processo de desenvolvimento de um produto, e pensarem sobre tudo num contexto – por exemplo, um ambiente, comunicação, sociedade, economia – então eles vão se tornar peça-chave na visualização e concepção de novas histórias de uma forma mais convincente.

Site oficial da BDW: www.bdw09.com.br

Compartilhe: