A escolha do estúdio Pentagram se deveu à sua inquestionável importância no desenvolvimento e fortalecimento do design como ferramenta de negócios. A Pentagram é uma referência tanto em sua capacidade criativa e de inovação quanto ao seu diferenciado modelo de gestão, o que nos motivou a trazê-los para o Brasil.

Uma história que iniciou durante os anos 70 na Inglaterra, e acabou influenciando escritórios no mundo inteiro.

O Estúdio Pentagram foi fundado em 1972 por Alan Fletcher, Theo Crosby, Colin Forbes, Kenneth Grange e Mervyn Kurlansky em Needham Road, Oeste Londrino, Inglaterra, mas atualmente possui escritórios em Londres, Nova York, São Francisco, Austin e Berlim.

O estúdio foi concebido na colaboração interdisciplinar entre diferentes designers, que trabalham em conjunto em uma empresa, atualmente, dividida em 17 partes iguais entre  17 sócios.

Em 1979, Colin Forbes formou o escritório de Nova York, agregando os designers gráficos Peter Harrison e Woody Pirtle como sócios. Em 1991, Michael Bierut e Paula Scher, designers gráficos e James Biber, arquiteto, entraram como sócios em Nova York. Neste mesmo ano, o escritório mudou-se para um edifício na 204 Fifth Avenue, onde continua até hoje. Agora, nesta sede, encontram-se, ao todo, sete parceiros, incluindo Biber, Bierut, Scher, Michael Gericke, Abbott Miller, Luke Hayman e Lisa Strausfeld, uma designer de novas mídias.

Em Londres, os sócios fundadores, David Hillman e John McConnell saíram da sociedade, deixando a segunda e terceira geração no controle da sede de Needham Road. John Rushworth, Daniel Weil (designer de produtos), Angus Hyland, Justus Oehler, Harry Pearce, Dominic Lippa, juntamente com o arquiteto Lorenzo Apicella e William Russell agora compõem o escritório de Londres.

Em Austin, e em São Francisco, as sedes da Pentagram são escritórios de “um homem só”, liderados, respectivamente por DJ Stout e Kit Hinrichs.

A Pentagram trabalha com design gráfico, identidade, arquitetura, interiores e produtos. Já desenvolveram embalagens e produtos para empresas reconhecidas mundialmente, como a Tesco, Boots, 3Com, Swatch, Tiffany & Co, Dell, Netgear, Nike e Timex. O escritório também foi responsável pelo branding do grupo Citibank, United Airlines, e Co-operative, marca do Reino Unido, cuja identidade garantiu prata para a Pentagram no prêmio Design Business Association. Em 2007, a Pentagram atualizou a identidade visual da Saks Fifth Avenue.

Além do trabalho de design gráfico, a empresa cria projetos arquitetônicos e de interiores, entre eles, o museu da Harley-Davidson, as lojas Alexander McQueen, Citibank, a Adshel e Clear Channel.

Compartilhe: