Para tornar a comunicação do MetrôRio mais clara e efetiva, bilíngue e implantar um sistema estrutural mais econômico, a Crama Design Estratégico desenvolveu o novo projeto gráfico de sinalização na parte interna e externa das linhas do transporte ferroviário carioca. Até agora, as estações da Cinelândia e Vicente de Carvalho foram as primeiras a receberem a nova roupagem, que deverá ser estendido para as outras estações na sequência.  

 

A diretora de planejamento da Crama fala um pouco sobre o trabalho realizado para o MetrôRio. “Nossa estratégia foi retirar o excesso de informações que permeava o sistema antigo confundindo o usuário e adotar uma família tipográfica diferenciada para o sistema de sinalização, com uma paleta de cores independente da Identidade Visual do Metrô de forma a proteger a informação. Os novos tons cinza-chumbo e amarelo garantem alto grau de contraste e facilitam a leitura, gerando eficiência e legibilidade. Com esta padronização de cores e uma unidade gráfica distinta das demais peças de comunicação, tornamos muito mais clara e fácil a orientação aos usuários”.

 

O projeto também foi pensado para atender os próximos grandes eventos que a cidade recebe entre 2013 e 2016, incluindo a Copa do Mundo e as Olimpíadas, com um sistema bilíngue.

O pessoal foi um pouco mais além e também optou por implantar um sistema em forma modular para diminuir os custos de produção, manutenção e reposição de peças. Daniel Pan, gerente de design de produto da agência, diz que “escolhemos o alumínio como matéria prima pela leveza, adaptabilidade e por ser 100% reciclável. E buscamos fornecedores na cidade do Rio de Janeiro a fim de promover a indústria local”.

Para saber um pouco mais sobre a Crama, acesse: http://crama.com.br/

 

Compartilhe: