Exatamente quando faltava um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no dia 24 de julho, as medalhas olímpicas foram apresentadas ao público. A grande novidade está na matéria-prima das medalhas: 47 mil toneladas de dispositivos eletrônicos. O projeto é do designer Junichi Kawanishi e venceu o concurso promovido pela comissão organizadora dos jogos olímpicos dentre mais de 400 inscritos.

A comissão coletou, ao longo dos dois últimos anos, o montante necessário para a confecção das 5 mil medalhas divididas em ouro, prata e bronze. A escolha do projeto vencedor vai de encontro com o posicionamento político da capital japonesa, que vem trabalhando a sustentabilidade como principal aliada da tecnologia.

É importante ressaltar que o planeta atingiu o dia da sobrecarga em 2019 no dia 29 de julho, isso significa que já usamos os recursos naturais que poderíamos usar ao longo de todo o ano sem sobrecarregar o planeta. Estamos utilizando a natureza 1,7 vez mais rapidamente do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar, então o único caminho para que a humanidade sobreviva é colocando a sustentabilidade em primeiro lugar.

Esta data foi estabelecida pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network.

 

Compartilhe: