Kig's Sadness
Kig’s Sadness

 

As comemorações do ano da França no Brasil têm dado aos brasileiros muitas oportunidades de apreciarem a arte e o design franceses. Agora, teremos o privilégio de vermos de perto o trabalho de Henri Matisse.

Red Bedroom
Red Bedroom

A exposição “Matisse Hoje”, que acontece na Pinacoteca do Estado de 5 de setembro a 1 de novembro, traz cerca de 80 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados.

Henri Matisse começou a pintar em 1890, mas foi só em 1905 que sua obra passou a ser admirada. Embora nunca tenha se juntado aos Cubistas, seu estilo traz influências desse grupo. No início de sua carreira, sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Mais tarde adotou um estilo mais solto e com cores decorativas que o tornaram. Durante a amostra os visitantes podem acompanhar a evolução criativa do artista, inclusive suas incursões com escultura, que é visivelmente uma extensão de sua pintura.

A exposição tem outros destaques, como mostra de fotografias tiradas por Henri Cartier-Bresson e Man Ray, que retratam Matisse no cotidiano e no ateliê, e obras de outros cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com Henri-Émile-Benoît-Matisse: Philippe Richard, Pierre Mabille, Cécile Bart, Christophe Cuzin e Frédérique Lucien.

Quando: 5 de setembro a 1 novembro

Onde: Pinacoteca do Estado – São Paulo

Informações: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

Fonte: http://www.paralerepensar.com.br/henri_matisse.htm

Compartilhe: