A homenagem a Martin Luther King Jr. veio em forma de mosaico, construído com a junção de 4,242 cubos mágicos, resolvidos e encaixados pelo designer Pete Fecteau, autor do projeto. Essa junção resultou em uma peça matemática, pois no conjunto da obra, chamada de Dream Big, os blocos de 5.8m x 2.6m x 5.7cm somaram ao todo 454 kg, grudados uns aos outros por 38,178 adesivos.

Mas os números não param por aqui. Para concluir a obra, o designer levou 40 horas e mais – aproximadamente – cinco horas e meia para fazer a instalação, com a ajuda de seis voluntários. O mosaico teve um custo total de 9.000 dólares, apesar de os cubos, que somavam $8.000, terem sidos alugados pela organização You can do the cube – você pode montar o cubo, em português.

A peça esteve exposta na competição ArtPrize 2010, na Grand Rapids, em Michigan,  EUA, durante os dias 22 de Setembro e 10 de Outubro. O Dream Big foi escolhido para fazer parte dos tops 50, entre as 1.700 peças inscritas para a mostra. Mais de 30.000 visitantes apreciaram o mosaico que tentou ser vendido durante um mês, após a exposição ter acabado. Porém, por falta de comprador, todo o trabalho foi desmanchado e os cubos foram mandados para os lugares de onde vieram.

Via petefecteau.com

Compartilhe: