István Orosz nasceu na Hungria em 1951. Estudou design gráfico na Universidade de Arte e Design de Budapeste. Assim que se formou, foi trabalhar no teatro, na parte de design de cenário, e também com animação.

Depois, passou a se interessar por pôsteres, se dedicando a criar peças para o teatro e cinema. Quando o cenário no Leste-europeu ficou complicado, ele também passou a fazer cartazes mais políticos.

Orosz usa muito em seu trabalho o paradoxo visual e a abordagem ilusionista, como o anamorfismo e o trompe l´oeil, sendo um dos artistas mais conhecidos da primeira técnica. O designer também faz uso de técnicas tradicionais de impressão, como xilogravura e água-forte.

Istvan Orsz já participou de diversas mostras, ministra muitos workshops e palestras em todo mundo, é diretor de animação no Pannonia Studio de Budapeste, professor na Universidade Weste Hungary, co-fundador da D.O.P.P, Sociedade de Poster e comanda no Utisz estúdio de design.

ilustracao11

poster-para-teatrposter3poster2julio-verneilustracao4ilustracao3anamorphose1anaformoseposter-para-vea-museumposter-festival-humanaposter

Orosz estará no TrimarchiDG 2009, junto com o estúdio Colletivo, Alex Trochut, Jeremyville, The President e muito mais.

Compartilhe: