Bicicletas no ar

Bicicletas no ar

A vida moderna exige novas ideias que permitam tornar útil cada espaço vazio. O designer Dominic Hargreaves é o tipo de cara que sabe aproveitar uma situação, mesmo quando ela não é nada agradável. Após muitas bicicletas roubadas e diante da impossibilidade de ter uma garagem, Dominic encontrou espaço em um lugar um tanto quanto inusitado: no ar.

O designer criou o Bike Lock.  Um mecanismo que permite que a bicicleta fique suspensa no ar.  É muito fácil de usar. O usuário prende sua bike na engenhoca e ativa um guindaste eletrônico que faz com que ela suba, longe do alcance dos ladrões e cortadores de cadeado. Para descer, é só acionar novamente o guindaste através de um controle remoto. Em casos de lugares públicos, é possível programar um cartão de segurança. Você pode ter um estacionamento em qualquer parede.

Esse projeto foi resposta ao desafio que a Toyota lançou para os estudantes da Royal College of Art. Eles teriam que criar produtos que respondessem à vida urbana moderna. Dominic entendeu a questão e com o Bike Lock foi um dos três vencedores.

The Contortionist dobrada

The Contortionist dobrada

Mas as ideias de Dominic vão mais além. Mostrando que entende do assunto, seu mais novo projeto é uma bicicleta dobrável, a “The Contortionist” (A contorcionista). O modelo é bem diferente dos que estamos acostumados a ver por aí. Para ser mais fácil de dobrar, a roda frontal e traseira são levemente desalinhadas. Possui rodas aro 26, chassi de alumínio e pneus de mountain bike convencionais.  E, surpreendentemente, não tem correia. Através de tubos hidráulicos e fluídos, ela funciona com um sistema de transferência de energia. Com esse sistema ela pega embalo, mas o impulso dos pés nos pedais ainda dá uma ajudinha.

The Contortionist

The Contortionist

A contorcionista foi selecionada para o prêmio James Dyson, e há grandes chances de ser comercializada.  O designer também criou o “Transporter”, uma mochila que vira patinete em questão de segundos. Embora Dominic só tenha 24 anos, possui ideias incríveis, que permitem economizar espaço, questão fundamental para quem vive nos grandes centros.

Transporter

Transporter

Compartilhe: