Designer brasileiro mais premiado nacional e internacionalmente, Gustavo Piqueira estará em Brasília no próximo sábado, 26/08, um bate-papo descontraído com estudantes, profissionais da área e público em geral. Piqueira falará de sua trajetória, visão sobre o design brasileiro e mundial. Na ocasião, ele também fará na cidade o lançamento de seu mais recente livro: 8 viagens ao Brasil. A obra apresenta e discute a interação entre indústria, arte e códigos culturais vigentes que deram origem à criação da imagem do Brasil. Os volumes misturam ficção com história, linguagem visual com escrita, alguns trazem narrativa visual com colagens sobre fotografias oficiais de presidentes e imperadores do Brasil; textos originais de Hans Staden ilustrados por fotografias contemporâneas e até uma história em quadrinhos.

O encontro é gratuito e aberto ao público, a partir das 14h, no auditório do Centro Universitário IESB, 609 norte, e faz parte da programação da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

No domingo (27/08), Gustavo Piqueira aproveita a rápida passagem por Brasília para fazer uma visita guiada às 11h, à mostra Primeiras Impressões, exposta na CAIXA Cultural Brasília. A exposição, concebida pelo próprio designer, possui grandes ampliações do volume três das Grandes Viagens, a coleção de relatos sobre o Novo Mundo, publicada pelo belga Theodor de Bry. Acredita-se que essa coletânea, baseada nas xilogravuras originais de Hans Staden, foi responsável pela cristalização da imagem do Brasil em seu primeiro século após o desembarque de Cabral e que, apesar de à época se apresentassem perfeitamente lógicas, hoje são absurdas e, ainda assim, perduram no imaginário coletivo quando se fala de Brasil.

 

Serviço:

Palestra e lançamento de livro 8 Viagens ao Brasil, de Gustavo Piqueira

Dia: 26/08, sábado, às 14h

Local: Centro Universitário IESB, Av. L2, 609 norte

Gratuito e aberto ao público

Visita guiada Primeiras Impressões

Dia: 27/08, domingo, às 11h

Local: CAIXA Cultural Brasília

Gratuito e aberto ao público

 

texto: assessoria

Compartilhe: