“Esculpo sombras com luz ou, às vezes, luz com sombras, mas em ambas as funções, essencialmente, da mesma maneira.” Essa é a frase usada pela artista Kumi Yamashita para definir o seu trabalho “Light & Shadow”, em que ela utiliza objetos para projetar as sombras em relação a uma única fonte de luz, com uma gama de materiais diferentes.

A artista nascida no Japão, mas com residência estabelecida em New York, desde 1984, utilizou a mesma técnica na série Fragmentes, de 2009, que hoje faz parte da coleção permanente do New Mexico History Museum, em Santa Fe, EUA. Kumi dá uma explicação um pouco mais detalhada sobre esse trabalho em específico.

“Fragments’ consiste em peças de resinas que projetam as sombras dos perfis de 40 residentes de New Mexican com diferentes origens e etnias, pessoas que conheci enquanto viajava por New Mexico, em 2008. Ambos são um testamento e celebração de pessoas com nomes que nunca poderão entrar em um livro de história ou em museus, mas que definitivamente fizeram a fábrica da vida em um povoado, cidade, país e estado”, ressaltou a artista.

Mais sobre o trabalho dela no site www.kumiyamashita.com

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: