A 4ª edição do Fórum Internacional iCities aconteceu no dia 3 de dezembro, em Curitiba. Com o objetivo de fomentar debates, ações políticas e tendências inovadoras voltadas a cidades inteligentes, temas como mobilidade urbana, economia colaborativa e smart grids foram discutidos. Mais de 40 palestras abordaram estas temáticas, sendo o destaque da edição, a fala do diretor geral do Uber no Brasil, Gui Telles.

O iCities surgiu da necessidade do desenvolvimento de discussões a respeito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) no ano de 2012. O conceito se baseia na figura geométrica de um hexágono, pautado em seis eixos: empreendedorismo de impacto, economia criativa, sustentabilidade, energia limpa, tecnologia e comunicação. Visando o desenvolvimento destes seis eixos, em 2014 foi criado o Centro de Inovação iCities, o qual realiza a incubação, pré-aceleração e monitoria de startups de impacto nos centros urbanos.

O conceito de cidade inteligente parte de três pressupostos: tecnologia, soluções compartilhadas e sustentabilidade. Mas unir estes três eixos envolve uma serie de fatores correlatos como modelos inovadores de gestão pública, planejamento urbano, infraestrutura, capital humano e social e desenvolvimento econômico.

Painelabcicities

Painel feito pela abcDesign para o iCities

Compartilhe: