Piero Fornasetti (1913-1988) foi um emblemático designer, pintor e escultor italiano. Em toda a sua carreira, foram criados mais de 11 mil produtos que apresentam como características o surrealismo, a magia e a metafísica. Uma das principais marcas de Fornasetti foi a sua obsessão em reproduzir estampas e gravuras com o rosto de Lina Cavalieri, uma soprano de ópera italiana que fascinou Fornasetti pela sua feminilidade e expressão enigmática, que o levou inclusive, a compará-la a Monalisa, de da Vinci.

002

Estima-se que o rosto de Lina Cavalieri foi reproduzido mais de 350 vezes por Fornasetti

Prolífico, suas múltiplas técnicas renderam um estilo único ao artista que foi fortemente difundido nas casas da elite, mas pouco reconhecido pelo grande público milanês. Além da supracitada Lina Cavalieri, sol, baralhos, arlequins, mãos, auto-retratos e balões são elementos recorrentes nas obras de Fornasetti. As aplicações das estampas também eram variadas: xícaras, bandejas, mesas, velas, pratos, cadeiras, luminárias, dentre outros objetos que tinham como limite a mente brilhante do próprio artista.

fornasettiretrato

Autorretrato

prato_piero_fornasetti

Sol em porcelana

armario

Armário Infinito

O arquivo de Piero Fornasetti é mantido e controlado por seu filho Barnaba, que garante a perpetuação da obra do pai com acervos de exposições, a abertura para visitas da própria casa a qual Fornasetti começou sua carreira e, mais recentemente, a realização de um vídeo em stop motion com o diretor italiano Villoresi.

Livre de gravidade, o filme traz objetos recorrentes na obra de Fornasetti. O rosto icônico de Lina Cavalieri, borboletas libertas em um voar delicado, uma parede hipnotizante, um mundo artístico, lunático, tudo de cabeça-para-baixo. Compõem o “Casa Bem-vinda”:

Para finalizar e conhecer ainda melhor as obras de Fornasetti, vale a pena perder alguns [ou muitos] minutos nesse jogo viciante inspirado em suas obras:

game

Compartilhe:
  • 48
    Shares