“Thinking like a designer can

transform the way you

develop products, services,

processes—and even strategy.

Brown, Tim

 

Design Thinking é uma metodologia que compreende um conjunto de técnicas e processos utilizados na aquisição de informações, análise de ideias e elaboração de propostas de soluções. O termo foi cunhado pelo CEO da Ideo, Tim Brown, com o objetivo de expressar a diferença entre o ser designer e o pensar como designer. Sendo esta metodologia aplicada tanto pelos próprios designers, quanto por outros profissionais que buscam uma solução de maneira colaborativa através de uma hierarquia horizontalizada.

Durante o Coworking Day, ocorrido no último dia 8, a designer Samara Barbosa ministrou o workshop Design Thinking, com uma metodologia que compreende quatro matrizes: centrado no ser humano, colaborativo e multidisciplinar, experimental e funcional que se desmembram em diversos subtemas com maior grau de profundidade. A metodologia foi aplicada durante o próprio workshop com três grupos que escolheram o óculos como objeto de estudo para o desenvolvimento de um projeto final.

A intenção do workshop era mostrar que o design thinking pode ser aplicado por qualquer pessoa, para qualquer finalidade a partir da aplicabilidade da sua metodologia. Dois cases que comprovam esta versatilidade foram apresentados por Silva (2012) e Brown (2010). Silva trouxe o estudo da implementação de uma nova linha de serviços para o público C e D realizado por uma das maiores transportadoras brasileiras. Já Brown, apresentou a revolução da televisão a cabo na reformulação feita pela HBO.

Para entender um pouco mais sobre Design Thinking leia este  artigo escrito por Tim Brown e este manual por Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel K. Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo.

 

Estudos dos cases de Silva e Brown:

BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ISBN 978-85352-3862-4.

SILVA, M. J. V. E. et al. Design thinking : inovação em negócios. 1º. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162 ISBN 978-85-65424-00-4.

 

 

Equipe participante do workshop

Equipe participante do workshop

Compartilhe: